ANÁLISE DE UM EXPERIMENTO FATORIAL 3² COM ALOCAÇÃO EM BLOCOS

Ângela Cristina Kopper - Universidade Federal do Paraná - UFPR
César Augusto Taconeli - Universidade Federal do Paraná - UFPR
Mariana das Mercês Clarindo

A busca por hábitos alimentares saudáveis impulsiona o desenvolvimento de novos alimentos, principalmente os que são à base de soja. Para obter uma formulação rica em vitaminas e proteínas aliado a um produto que tenha potencial de aceitação dos consumidores, foi realizado um experimento fatorial 3², fator Soja aos níveis: 8%, 10% e 12% e fator Farinha de Bocaiúva aos níveis: 1%, 3% e 5%. Os nove tratamentos resultantes deste planejamento foram analisados sensorialmente em escala hedônica de nove pontos estruturados por 80 provadores não treinados na UTFPR em Medianeira – PR, as respostas foram obtidas através desta pontuação para cinco atributos: Aparência Global, Cor, Sabor, Odor, Textura. A fim de identificar quais pesos esses atributos possuíam foi utilizada a técnica multivariada de Análise de Componentes Principais no qual estes cinco atributos compuseram um índice. Após este procedimento, uma Análise de Variância – ANOVA foi utilizada e ao nível de significância 5% só foi detectada diferença entre os tratamentos ao nível do fator soja.

Resumo estendido: