Estudo do Tempo de Internação dos Pacientes Usando o Modelo de Regressão Weibull

Rafaela Gil / Universidade Estadual de Maringá - UEM
Carlos Aparecido dos Santos / Universidade Estadual de Maringá - UEM
Rafaela Gil

Motivados pelos dados fornecidos do Hospital Municipal de Maringá Dra. Thelma Villanova Kasprowicz, que apresenta os tempos de internação dos pacientes, utilizamos de técnicas de análise de sobrevivência para solucionar problemas encontrados com estes tempos.
Assim, um estudo sobre o tempo de internação dos pacientes é de suma importância
para o município, uma vez que, através do mesmo se faz possível uma melhor administração dos recursos no hospital.
Neste estudo buscamos técnicas para, além de modelar os tempos, incluir covariáveis
que, de alguma forma, influenciassem nos tempos de internação finais.
Dentro deste contexto, a utilização do modelo Weibull, com e sem covariáveis, parece
ser adequada para modelar os tempos de internação dos pacientes do hospital mencionado.

Resumo estendido: