Desenvolvimento de um Software na Linguagem R para Cálculos do Tamanho da Amostra na Área da Saúde

Mariane Alves Gomes da Silva, Universidade Federal de Viçosa
Eliana Zandonade, Universidade Federal do Espírito Santo
Mariane Alves Gomes da Silva

Resumo
Em pesquisas da área da saúde (especialmente em seres humanos) não é possível estudar todos os indivíduos. Este fato é devido ao grande tamanho da população a ser estudada (indivíduos com determinadas características), o que gera problemas financeiros e operacionais, como o tempo gasto na pesquisa. O profissional responsável pela pesquisa deve saber planejar o experimento a ser realizado, e um requisito básico para isso é o calculo do tamanho da amostra que deve ser informado na folha de rosto do projeto enviado para o comitê de ética. O objetivo deste trabalho é apresentar os métodos estatísticos mais utilizados no cálculo do tamanho da amostra fornecendo subsídios para o pesquisador entender melhor o processo de amostragem, como também investigar os possíveis planos amostrais ligados aos experimentos específicos na área de saúde e elaborar um programa computacional que possa criar cenários e determinar os tamanhos amostrais. Foi utilizado o software R 2.9.0 para a programação dos tamanhos de amostras e construído um aplicativo chamado “TamAmostra.r” que calcula os tamanhos de amostras para os mais utilizados métodos de pesquisas na área da saúde. Os resultados apresentados validam o aplicativo e sua utilização a partir de diversos exemplos fictícios e também de literatura na área médica.
Palavras-chave: Amostragem. Bioestatística. Epidemiologia.

Resumo estendido: