Modelo beta Weibull modificada em Análise de Sobrevivência

Valdemiro Piedade Vigas (Universidade Federal da Bahia)
Giovana Oliveira Silva (Universidade Federal da Bahia)
Valdemiro Piedade Vigas

Em aplicações na área de análise de sobrevivência é frequente a ocorrência de função de taxa de falha em forma de U. As distribuições tradicionalmente usadas não apresentam essa propriedade. Considerando dados censurados, é proposto utilizar a distribuição beta Weibull modificada, que apresenta função de taxa de falha em forma de U, para descrever o comportamento do tempo de sobrevivência e é apropriada na discriminação entre alguns modelos probabilísticos alternativos, tais como, a distribuição Weibull, a distribuição Weibull exponenciada, a distribuição Rayleigh generalizada, distribuição Weibull modificada e a distribuição Weibull modificada generalizada. O método de máxima verossimilhança será usado para estimar os parâmetros dos modelos. Para selecionar um modelo que melhor se ajusta aos dados será usado o teste da razão de verossimilhança e os critérios AIC e BIC. Conjunto de dados real será usado para ilustrar a aplicação da nova distribuição. O software R foi usado para análise dos dados. Para ilustrar o uso desta distribuição, foi usado conjunto de dados com 148 crianças contaminadas pelo HIV por via vertical do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Resumo estendido: