Demografia

Um estudo sobre as mães adolescentes brasileiras

Autor(es) e Instituição: 
Aline Alves das Oliveiras- ENCE/IBGE
Maria Salet Ferreira Novellino-ENCE/IBGE
Apresentador: 
Aline Alves das Oliveiras

O projeto é baseado em mães adolescente, entre 15 e 19 anos, brasileiras. Este é um estudo de causas e consequencias sobre a maternidade na adolescência. O objetivo é apresentar elementos dessa análise como um fenômeno que afeta de forma desigual as adolescentes brasileiras, de acordo com a renda do domicílio onde vivem e com a escolaridade. A pesquisa é de caráter quantitativo, de cunho descritivo e exploratório, para a qual foram utilizados dados secundários da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2001 e de 2008.

Resumo estendido: 

A Nupcialidade Legal no Brasil: uma análise dos casamentos, 1984-2004

Autor(es) e Instituição: 
Suelen Delgado Monteiro de Castro - ENCE/IBGE
Aída C.G. Verdugo Lazo - ENCE/IBGE
Apresentador: 
Suelen Delgado Monteiro de Castro

- Análise dos dados de casamento legal disponíveis nos microdados do Registro Civil no período 1984 a 2004, para o Brasil e as Grandes Regiões.
- Calcular os indicadores básicos sobre casamentos legais.
- Estudar as principais tendências, padrões e níveis da nupcialidade no Brasil e nas Grandes Regiões.

Resumo estendido: 

Uso de preservativo masculino e seus potenciais determinantes na prática sexual de mulheres residentes em Boa Vista e Manaus, 2008

Autor(es) e Instituição: 
Lára de Melo Barbosa - UFRN
Maria Helena Constantino Spyrides - UFRN
Jeanete Alves Moreira - UFRN
Luana Junqueira Dias Myrrha - UFRN
Maria Célia de Carvalho Formiga - UFRN
Apresentador: 
Maria Célia de Carvalho Formiga - UFRN

O Brasil é um dos países em que o número de casos de aids é dos mais elevados do mundo, o que, em parte, se deve à dimensão populacional do País. O Ministério da Saúde notificou mais de 544 mil casos de pessoas com HIV/aids no período de 1980-2009. Desse total, 356 mil foram verificados entre os homens e cerca de 188 mil entre as mulheres. Os dados revelam ainda que, como se tem verificado em muitos países, há cada vez mais mulheres se infectando pelo vírus HIV/aids no Brasil. A feminização da aids é uma das alterações que o padrão epidemiológico do HIV/aids vêm sofrendo em anos recentes. Sabidamente, no Brasil, os métodos anticoncepcionais mais utilizados são a esterilização feminina e a pílula que são métodos que não protegem contra o HIV e as DST. Em que pese o fato do aumento do uso do preservativo como método anticoncepcional, ainda é bastante modesta as participações daqueles que o utilizam no Brasil Diante do contexto de feminização da aids, é evidente a necessidade de se estudar a população feminina em regiões que atualmente apresentam crescimento no número de notificações como o Norte e Nordeste. Nesse sentido, este estudo pretende identificar fatores que intervêm no uso do preservativo masculino na última relação sexual, com base no arcabouço teórico da temática da vulnerabilidade, por meio dos modelos logísticos univariados, utilizando as informações das mulheres residentes nos municípios de Manaus e Boa Vista.

Resumo estendido: 

Modelos de Regressão para Dados Longitudinais: Comparações Transnacionais a Partir de Dados do Painel Domiciliar da Comunidade Européia

Autor(es) e Instituição: 
Leillimar dos Reis Freitas, UFJF
Anna Claudia Mancini da Silva Carneiro, UFJF
Marcel de Toledo Vieira, UFJF
Apresentador: 
Leillimar dos Reis Freitas

Pesquisa longitudinal diz respeito à coleta e posterior análise de dados coletados ao longo do tempo. O principal objetivo deste trabalho é a compreensão das potencialidades das pesquisas longitudinais como fontes de dados para o estudo de mudanças demográficas e sócio-econômicas, dentre outras, através da utilização de modelos de regressão. São utilizados dados provenientes da Pesquisa Painel Domiciliar da Comunidade Européia. Buscou-se evidenciar as vantagens dos modelos para dados longitudinais em relação aos modelos para dados transversais. Os coeficientes estimados para o modelo longitudinal possibilitam o estudo da relação entre cada uma das covariáveis com a variável dependente ao longo do tempo de maneira mais eficiente do que o ajuste de modelos transversais separados para cada um dos anos.

Resumo estendido: 

A qualidade das estatísticas de nascimentos do Nordeste brasileiro

Autor(es) e Instituição: 
Marcilio Regis Melo Silva, Universidade Federal da Paraíba
Neir Antunes Paes, Universidade Federal da Paraíba
Apresentador: 
Marcilio Regis Melo Silva

No Nordeste brasileiro os registros de nascimentos são subenumerados e a qualidade do preenchimento das variáveis nas declarações de nascimentos não é completa. Para tanto foram usados o modelo de análise fatorial e o método dos componentes principais. Objetiva-se avaliar a completude das variáveis sócio-demográficas nas declarações dos nascimentos. Utilizou-se o banco de dados do SINASC do DATASUS e do registro civil do IBGE. As seguintes variáveis foram investigadas quanto a sua completude: duração de gestação, estado civil da mãe, instrução da mãe, raça/cor, idade da mãe, tipo de parto, consulta pré-natal e peso ao nascer. Os resultados apontaram níveis elevados da completude da maioria das variáveis para os estados do Nordeste.

O IMPACTO DA ELIMINAÇÃO DAS CAUSAS EXTERNAS NA MORTALIDADE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB

Autor(es) e Instituição: 
DANILLO FAGNER VICENTE DE ASSIS - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA
NEIR ANTUNES PAES - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Apresentador: 
DANILLO FAGNER VICENTE DE ASSIS

O estudo das causas de morte é de vital importância para se conhecer as características epidemiológicas de uma região, tendo em vista que estas, aliadas ao nível e ao padrão de mortalidade são fortes ferramentas no acompanhamento das condições de vida de uma sociedade. O presente trabalho busca identificar os ganhos na esperança de vida, caso fossem eliminadas as causas externas no município de João Pessoa de forma total e parcialmente. Para tanto, foi utilizado o método proposto por Chiang para a construção das Tábuas de Vida de Múltiplo Decremento. Após a retirada total das mortes por causas externas, a esperança de vida ao nascer masculina teve um ganho de 2,95 anos de vida e as mulheres, um ganho de 0,43. As mortes por agressões apresentaram-se como as principais causas de morte deste grupo, principalmente para os homens entre os 10 e 49 anos. A eliminação parcial das causas de morte mostrou-se vantajosa, no que se refere a ganhos reais na esperança de vida, quando a causa do óbito é a agressão para o sexo masculino. As demais causas de morte apresentaram mais modestos.

TÁBUA DE MÚLTIPLOS DECREMENTOS PARA A SAÍDA DA ATIVIDADE NO FUNCIONALISMO PÚBLICO FEDERAL

Autor(es) e Instituição: 
Gabriel Mendes Borges - IBGE
Kaizô Iwakami Beltrão - ENCE/IBGE
Apresentador: 
Gabriel Mendes Borges

Uma das principais informações necessárias às análises e projeções acerca do mercado de trabalho e dos sistemas de previdência são as estimativas das probabilidades de entrada e saída da população nestas condições. Tais estimativas, contudo, esbarram na qualidade e disponibilidade das informações existentes no Brasil. Este trabalho utiliza dados referentes aos registros administrativos do SIAPE com objetivo de construir tábuas de múltiplos decrementos que considerem as probabilidades de saída da atividade do funcionalismo público federal por sexo, idade e escolaridade. Consideram-se as saídas por quatro causas: exoneração/demissão, aposentadoria por invalidez, outros tipos de aposentadoria e a morte. A probabilidade de aposentadoria (exceto por invalidez) é crescente com a idade, sendo superior para as mulheres. Além disso, são observados alguns picos nas idades de saídas por aposentadoria que estão relacionadas às idades mínimas para a concessão de benefícios estabelecidas pela legislação. Quanto à aposentadoria por invalidez, observa-se que as probabilidades de saída para os servidores de nível médio são superiores às observadas para o pessoal nível superior, independente do sexo. Observando o decremento exoneração/demissão, encontra-se um efeito representativo de saídas de servidores públicos que possuem ensino superior quando comparado com as saídas referentes ao outro nível de escolaridade. Em relação às saídas por mortalidade, observou-se o padrão esperado, com probabilidades crescentes com a idade e maiores para os homens em relação às mulheres e para o pessoal de nível médio, comparado ao outro nível de escolaridade estudado. A partir das tábuas estimadas, foram calculadas, ainda, algumas estatísticas derivadas.

Trabalho completo: 

Famílias e cuidado dedicado ao idoso: Como o tamanho e a estrutura da rede de apoio influenciam o tempo individual dedicado à atenção ao idoso

Autor(es) e Instituição: 
Cristiane Silva Corrêa - CEDEPLAR/UFMG
Bernardo Lanza Queiroz - CEDEPLAR/UFMG
Dimitri Fazito de Almeida Rezende - CEDEPLAR/UFMG
Apresentador: 
Cristiane Silva Corrêa - CEDEPLAR/UFMG

Investigamos como o tamanho e a estrutura da rede social do idoso influenciam a atenção dedicada ao idoso por cada indivíduo de sua rede, entendendo atenção dedicada como ajuda que envolve tempo e comunicação com o idoso. Para tanto, criamos dois índices de atenção ao idoso, a partir de dados da SABE para São Paulo, Brasil, e utilizamos modelos de regressão logísticos ordenados. Consederamos rede de apoio ao idoso envolvendo tanto os corresidentes com o idoso quanto seus filhos e irmãos não corresidentes, e demais indivíduos não corresidentes que possuem alguma relação de suporte com o idoso. Encontramos as associações existentes entre a atenção que cada indivíduo dedica ao idoso e as variáveis que designam a estrutura e o tamanho familiar - como a composição da rede do idoso, o percentual de filhas e o número de indivíduos por nível de família - controlando essas variáveis pelas características do próprio idoso e de seus familiares e amigos. Constatamos que a atenção e o tempo dedicado ao idoso, além de relacionado às características dos indivíduos envolvidos, estão relacionados às características das redes sociais desses indivíduos. Assim, em redes sociais maiores, cada indivíduo dedica menor atenção ao idoso, e se o idoso tem um maior percentual de filhas mulheres, cada indivíduo da sua rede dedica ao idoso menor atenção, sendo a atenção ao idoso concentrada nas mulheres da família. Percebemos também que o comportamento individual tende a refletir o comportamento familiar, já que em famílias que dedicam maior atenção ao idoso, cada indivíduo tende a ser mais atencioso.

IMPACTO DA MIGRAÇÃO NO ENVELHECIMENTO DOS MUNICÍPIOS MINEIROS - UMA MODELAGEM HIERÁRQUICA

Autor(es) e Instituição: 
Cristiane Silva Corrêa - CEDEPLAR/UFMG
Luiz Bertolucci - CEDEPLAR/UFMG
Apresentador: 
Cristiane Silva Corrêa

Neste trabalho os modelos hierárquicos são utilizados para investigar a relação entre envelhecimento e migração nos municípios de Minas Gerais, já que a dinâmica migratória dos municípios é diferenciada entre as microrregiões. Como fonte de dados utilizou-se o Atlas de Desenvolvimento Humano de 2000, associando o envelhecimento populacional medido pelo percentual de idosos no município, com variáveis relacionadas à migração, controlando-se pela fecundidade. Como resultado percebe-se claramente o importante papel da emigração na intensificação do envelhecimento, sobretudo em municípios mais pobres e com menor densidade demográfica.

Divulgar conteúdo