A qualidade das estatísticas de nascimentos do Nordeste brasileiro

Marcilio Regis Melo Silva, Universidade Federal da Paraíba
Neir Antunes Paes, Universidade Federal da Paraíba
Marcilio Regis Melo Silva

No Nordeste brasileiro os registros de nascimentos são subenumerados e a qualidade do preenchimento das variáveis nas declarações de nascimentos não é completa. Para tanto foram usados o modelo de análise fatorial e o método dos componentes principais. Objetiva-se avaliar a completude das variáveis sócio-demográficas nas declarações dos nascimentos. Utilizou-se o banco de dados do SINASC do DATASUS e do registro civil do IBGE. As seguintes variáveis foram investigadas quanto a sua completude: duração de gestação, estado civil da mãe, instrução da mãe, raça/cor, idade da mãe, tipo de parto, consulta pré-natal e peso ao nascer. Os resultados apontaram níveis elevados da completude da maioria das variáveis para os estados do Nordeste.