DISTRIBUIÇÃO VON MISES NA AVALIAÇÃO DE DADOS ENTOMOLÓGICOS

Yola Salomé Serpa de Miranda -Universidade Federal de São João Del Rei
Carla Regina Guimarães Brighenti - Universidade Federal de São João Del Rei
Carla Regina Guimarães Brighenti

A estatística circular (ou direcional) é aplicada a dados dispostos em torno de uma circunferência. Medidas circulares, caracterizadas pelo horário do dia, são observadas em fenômenos periódicos como o ritmo circadiano do metabolismo de insetos, e este pode influenciar no horário de mortalidade desses em laboratório. O objetivo do trabalho foi verificar, através da estatística circular, a existência do ritmo circadiano na mortalidade em operárias de Apis mellifera. Para tanto utilizou-se os dados de dois experimentos laboratoriais nos quais a estatística circular foi aplicada. Conclui-se que há presença de ritmo circadiano no horário de mortalidade de A. mellifera que tendem a morrer durante o dia.

Resumo estendido: