Estatística Aplicada em Agronomia e Biologia

Avaliando a contribuição de genótipos e ambientes na matriz de interação GE

Autor(es) e Instituição: 
Mirian Fernandes Carvalho Araújo - FAMAT, UFU
Lúcio Borges de Araújo - FAMAT, UFU
Carlos Tadeu dos Santos Dias - LCE, ESALQ/USP
Apresentador: 
Mirian Fernandes Carvalho Araújo

O trabalho teve por objetivo propor um método para testar a contribuição de cada genótipo e ambiente para a interação genótipos x ambientes em ensaios multi-ambientais através de um teste F. O estudo avalia genótipos de milho dentro de ambientes com quatro blocos. Os resultados indicaram que a aplicação do teste F proposto, identi cou os genótipos e ambientes que contribuíram mais para a interação genótipos x ambientes. Dessa forma, os melhoristas podem selecionar bons genótipos e ambientes nos seus estudos

IDENTIFICAÇÃO DOS POLIMORFISMOS E DAS SIMILARIDADES EXISTENTES NO SEGUNDO EXON DOS ALELOS DO GENE BoLA-DRB3 DA RAÇA BOS TAUROS

Autor(es) e Instituição: 
Danielle Loureiro Roges - UFRPE
Rita de Cássia de Lima Idalino - UFRPE
Kleber Régis Santoro - UFRPE
Apresentador: 
Danielle Loureiro Roges

O melhoramento genético é uma ciência utilizada para a obtenção de plantas e animais com características desejáveis, e se processa com base na escolha correta daqueles que participam. O estudo da genética molecular permite identificar genes com responsabilidade de conferir resistência a algumas doenças como a mastite que é uma inflamação da glândula mamária que acomete os mamíferos, dentre eles os bovinos. O gene BoLA-DRB3, pertencente à famílias dos genes BoLA (Bovine Lymphocyte Antigen), que se localizam no Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC – Major Histocompatibility Complex) do genoma
bovino, está envolvido no processo molecular de resistência à mastite destes animais. Ele é altamente polimórfico, o que dificulta uma genotipagem correta dos animais. O objetivo deste trabalho foi avaliar e fazer uma análise descritiva do polimorfismo, do segundo exon, nos 78
alelos deste gene, nos animais da raça Bos Tauros.

Resumo estendido: 

Análise dos Polimorsmos do Gene HSP70.1 em Três Espécies

Autor(es) e Instituição: 
Rita de Cássia de Lima Idalino - UFRPE
Danielle Loureiro Roges - UFRPE
Kleber Régis Santoro - UFRPE
Apresentador: 
Rita de Cássia de Lima Idalino

Este trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer as caractar
ísticas associadas a similaridade e ao grau de polimorsmo presente
em três espécies de animais, Bois taurus, Ovis ares e Capra irca com
base no gene HSP70.1 que é um dos responsáveis pelo surgimento da
mastite. A partir do alinhamento das sequêncaias genéticas foi poss
ível comparar as três espéciae em estudo bem como quanticar os
polimosrsmos existentes.

Resumo estendido: 

AGRUPAMENTO DE DADOS DE MARCADORES MOLECULARES DOMINANTES UTILIZANDO O MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES SUPERVISIONADO

Autor(es) e Instituição: 
PEDRO HENRIQUE RAMOS CERQUEIRA, ESALQ-USP
ROSELI APARECIDA LEANDRO, ESALQ-USP
JULIANA GARCIA CESPEDES, UNIFEI
CLÁUDIO LOPES DE SOUZA JR, ESALQ-USP
ANETE PEREIRA DE SOUZA, UNICAMP
Apresentador: 
Pedro Henrique Ramos Cerqueira

Os estudos de relações filogenéticas e de divergência genética têm sido uma das contribuições mais concretas de marcadores moleculares para a organização e melhoramento genético. O método de classificação de padrões pode ser utilizado neste tipo de estudo pois há o interesse em agrupar os indivíduos semelhantes.
Os marcadores moleculares fornecem informações sobre o material genético (DNA) dos indivíduos em estudo, com o emprego de métodos bioquímicos que identificam diferenças no DNA, revelando para uma dada região, uma marca ou uma banda que permite comparar os indivíduos em estudo quanto à sua presença ou ausência. Tais diferenças são codificadas na forma de uma matriz, cujas colunas identificam os genótipos. As linhas indicam as regiões do DNA onde foram avaliadas as diferenças nas características de interesse, sendo as bandas reveladas codificadas pelo número 1 e as não reveladas pelo número 0. Deste modo, os dados correspondem à uma matriz de zeros e uns.
O método de classificação de padrões pode ser utilizado visto que o interesse está em agrupar indivíduos em classes semelhantes. Este método pode ser supervisonado ou não supervisionado.
O objetivo deste trabalho é empregar o método de classificação de padrões supervisionado na classificação de diferentes linhagens de milho. Para tanto foram utilizados dados provenientes de uma análise com marcadores moleculares dominantes do tipo RAPD de 18 linhagens de milho provenientes de duas populações diferentes, BR-105 e BR-106.

Resumo estendido: 

Construção de intervalos de confiança no software R para comparação de variedades de algodoeiros

Autor(es) e Instituição: 
Mariana Ragassi Urbano - ESALQ/USP
Clarice Garcia Borges Demétrio - ESALQ/USP
Daiane Heloisa Nunes - ESALQ/USP
Italo Delalibera Júnior - ESALQ/USP
Apresentador: 
Mariana Ragassi Urbano

Na área de entomologia, é muito comum a realização de experimentos em que a resposta está na forma de contagem. Quando eventos sucessivos, na forma de contagem, ocorrem independentemente, e com a mesma taxa de ocorrência, o modelo de Poisson é apropriado para o número de eventos observados.
O ataque de pragas é um dos principais entraves para a produtividade do algodoeiro, o que exige numerosas aplicações de inseticidas e/ou acaricidas durante o desenvolvimento da cultura, aumentando os custos de produção, e prejudicando o meio ambiente e a saúde dos cotonicultores. O desenvolvimento de variedades geneticamente modificadas, que apresentam resistência ao ataque de determinados insetos-praga, surgiu como uma alternativa para a aplicação de inseticidas. A resistência dessas variedades a insetos é determinada pela especificidade das toxinas que cada variedade transgênica apresenta.
Diante disso, objetivou-se verificar em campo, se o algodoeiro Bollgard tem efeitos sobre organismos não-alvo da tecnologia avaliando-se a densidade populacional dos organismosque permanecem sobre a superfície do solo.
Após a análise dos resultados, o interesse era verificar qual das variedades atraiu menor número de insetos, e como a análise foi realizada utilizando-se a teoria de modelos lineares generalizados, foi necessário construir e implementar no software R, intervalos de confiança para o número médio de insetos de cada variedade.

Resumo estendido: 

Aplicação dos modelos lineares generalizados para avaliação do efeito da termoterapia na germinação e sanidade de sementes de tomate

Autor(es) e Instituição: 
Simone Silmara Werner Gurgel do Amaral - LCE, ESALQ/USP
Márcia Provinzano Braga - LPV, ESALQ/USP
Ricardo Alves de Olinda - LCE, ESALQ/USP
Clarice Garcia Borges Demétrio - LCE, ESALQ/USP
Apresentador: 
Simone Silmara Werner Gurgel do Amaral

O presente trabalho objetivou estudar a aplicação de modelos lineares generalizados na análise dos dados de germinação e sanidade de sementes submetidas a termoterapia. Sementes de 2 lotes do cultivar de tomate UC-82 foram submetidas á termoterapia úmida (52-55 e 60°C/30 e 60 min) e avaliadas através de testes de sanidade (proporção de fungos incidentes) e germinação (proporção de sementes que germinaram). Para análise dos dados, utilizou-se a teoria de modelos lineares generalizados, inicialmente utilizando o modelo logístico e também um modelo logístico com um parâmetro de superdispersão (Método da Quasi-Verossimilhança). A utilização dos modelos lineares generalizados permitiu um melhor aproveitamento das informações tendo em vista a natureza dos dados. O modelo logístico padrão não se ajustou aos dados, por estes apresentarem variância superior à prevista pela distribuição binomial, no entanto, obteve-se um ajuste desejável para o modelo logístico com superdispersão constante. Não houve a necessidade inclusão dos lotes no modelo, no entanto houve efeito dos tratamentos.

Resumo estendido: 

Aplicação dos modelos lineares generalizados na análise do número de estômatos em coentro (Coriandrum sativum L.)

Autor(es) e Instituição: 
Everton Batista da Rocha - LCE, ESALQ/USP
Simone Silmara Werner Gurgel do Amaral - LCE, ESALQ/USP
Clarice Garcia Borges Demétrio - LCE, ESALQ/USP
Mateus Augusto Donegá - LPV, ESALQ/USP
Simone de Costa Mello - LPV, ESALQ/USP
Apresentador: 
Everton Batista da Rocha

O coentro é uma planta herbácea anual, que cresce de 40 a 50 cm, indicada para o tratamento de afecções gastrintestinais, febre quartã, acidez estomacal entre outras. Os estômatos são estruturas celulares que têm a função de realizar trocas gasosas na planta. A contagem do número de estômatos é de grande importância, pois tem relação direta com a realização da fotossíntese nas plantas e assim fixação de carbono e consequentemente a produtividade. O presente trabalho tem como objeto estudar a relação entre a aplicação de silício, potássio e cálcio via solução nutritiva em coentro e o número de estômatos nas faces abaxial e adaxial das folhas do coentro, utilizando a teoria de modelos lineares generalizados para análise dos dados. A variável resposta, Y, é o número de estômatos em cada face da folha, e, portanto, a distribuição a ser considerada é a Poisson. Como função de ligação adotou-se a função logarítmica. O modelo considerado ajustou-se bem aos números de estômatos na folha de coentro. A aplicação de Silício e relações K:Ca não teve efeito sobre o número de estômatos na face abaxial das folhas de coentro, porém para o número de estômatos na face adaxial, o modelo com a interação destes fatores deve ser considerado.

Resumo estendido: 

Métodos de regressão não linear para determinação de tamanho de parcelas em ensaio com sistema radicular de mudas de cafeeiro.

Autor(es) e Instituição: 
Katia Alves Campos – IFSULDEMINAS
Augusto Ramalho de Morais – DEX, UFLA
Franciane Diniz Cogo – IFSULDEMINAS
Sérgio Luiz Santana de Almeida – IFSULDEMINAS
Patriciani Estela Cipriano – IFSULDEMINAS
Apresentador: 
Katia Alves Campos

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, com grande relevância para economia mundial e principalmente para a do Brasil. A pesquisa na cafeicultura tem possibilitado o desenvolvimento de novas tecnologias, variedades, redução dos custos de produção, melhor qualidade e maior produtividade. Determinar um tamanho ótimo para parcelas experimentais é de fundamental importância, no que diz respeito, ao maior aproveitamento e menor custo benefício para experimentos com mudas de café. Estimar o número de mudas para avaliação de tratamentos visa diminuir o erro experimental, maximizar a precisão das informações obtidas e até reduzir os recursos financeiros empregados. Neste trabalho, objetivou-se estimar o tamanho ótimo de parcelas para experimentos, onde é avaliado o desenvolvimento radicular de mudas de cafeeiro da cultivar Rubi MG 1192. Um ensaio de uniformidade com essa cultivar foi conduzido e a unidade básica foi definida como uma muda. Foram avaliadas a fitomassa radicular fresca e seca em gramas; e o comprimento radicular em centímetros. Após a simulação dos 14 tamanhos de parcela, através do agrupamento das unidades básicas adjacentes, foi estimado o coeficiente de variação médio para cada tamanho de parcela. Com base nessa estatística, foram estimados os índices de variabilidade radicular e o tamanho ótimo de parcela, utilizando dois modelos de regressão não linear: o método da máxima curvatura modificado e o modelo segmentado linear com platô de resposta, que estimaram tamanhos de parcela diferentes. O tamanho de parcela sugerido pelo método mais exigente para ensaios com mudas de café da cultivar Rubi MG 1192 foi estimado em 12 mudas.

Resumo estendido: 

Analise de índice de seca para Nordeste do Brasil

Autor(es) e Instituição: 
Gabriel Rivas de Melo - Aluno do Programa da Pós Graduação em Biometria e Estatística Aplicada-UFRPE
Carlos Augusto Melo de Souza - Aluno do Programa da Pós Graduação em Biometria e Estatística Aplicada-UFRPE
Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza - Aluno do Programa da Pós Graduação em Biometria e Estatística Aplicada-UFRPE
Tatijana Stosic - Docentes do Programa da Pós Graduação em Biometria e Estatística Aplicada-UFRPE
Borko Stosic - Docentes do Programa da Pós Graduação em Biometria e Estatística Aplicada-UFRPE
Apresentador: 
Gabriel Rivas de Melo

A região Nordeste do Brasil, apesar de chover tanto quanto em muitas outras regiões do mundo, em particular na parte semiárida, é periodicamente
afetada pela ocorrência de secas com perdas parciais ou totais na agropecuária. Este fenômeno compromete o abastecimento de água devido principalmente à irregularidade da estação chuvosa na região, com predominância de chuvas intensas e de curta duração. O índice de severidade de seca de Palmer é um quantifcador importante desse fenômeno e para avaliar a existência de flutuações não-estacionárias e de correlações de longo alcance em uma série histórica deste índice, neste trabalho foi utilizado o método Detrend Fluctuation Analysis (DFA) para tendências polinomiais de graús 1 a 4, significativas à 1%, e visualização dos resultados de forma espacialmente contínua é apresentada usando técnica NURBS. A série se mostrou persistente e crescente em faixas a partir do estado de Sergipe até o Maranhão.

Um estudo comparativo do desempenho dos métodos de Fieller e Bootstrap para a estimação da variância do estimador da DL50 (TL50) em modelos de Dose/Tempo Resposta.

Autor(es) e Instituição: 
Rômulo Andrade da Silva - UFC
Sílvia Maria de Freitas - UFC
Juvêncio Santos Nobre - UFC
Apresentador: 
Sílvia Maria de Freitas

A proposta deste trabalho é explorar e comparar diversos métodos de intervalos de confiança
usados na estimação da dose efetiva ou DLp - dose letal p. A a dose letal p é uma informação indispensável aos pesquisadores que realizam experimentos de Dose Resposta, experimentos esses em que o interesse é modelar a relação entre uma variável resposta, medida em número de mortes (ou ocorrências de um evento), em função de diferentes doses (ou tempos) associadas a um medicamento, processo químico, processo mecânico, etc. No entanto, a dose letal p diz respeito a dose utilizada para a obtenção de uma taxa de mortalidade de 100p% dos indivíduos submetidos a mesma. Dados dessa natureza são usualmente modelados através da distribuição binomial associada a modelos de regressão, que são casos particulares dos Modelos Lineares Generalizados. Na literatura, tais modelos são conhecidos, em particular, como modelos de Dose Resposta. De forma geral, a estimação da DL50 não
é muito complexa, diferentemente das inferências associadas, onde existe a necessidade da informação da variância da estimativa da DL50 que, por ser uma função de razão de Normais dependentes, requer o uso de métodos aproximados para a sua estimação. Utilizando-se conjuntos de dados reais e dados de experimentos simulados, serão explorados os aspectos na estimação da Var(DL50), considerando-se os métodos de Fieller e Bootstrap, bem como os métodos convêncionais assintóticos, Delta de 1a e 2a ordem. Através de um estudo comparativo, com respeito a taxa de cobertura real, a amplitude média e entre outros aspectos,
conclui-se em que situações os resultados obtidos entre os intervalos de confiança são mais concisos.

Divulgar conteúdo