Mesas Redondas

SAÚDE MENTAL

Além dos desafios acadêmicos, os universitários também enfrentam desafios emocionais. Você talvez já ouviu falar ou conhece alguém que sofreu de ansiedade, síndrome de esgotamento ou síndrome do impostor. Estes são alguns entre muitos outros problemas psicológicos frequentes na graduação e pós-graduação. Alguns fatores como o nível de cobrança, pressão por prazos, relação com o orientador/família, falta de dinheiro, solidão … são situações difíceis que afetam a saúde mental dos graduandos e pós graduandos. Para tratar sobre estes temas, contamos com a presença de profissionais da área que atuam no ensino superior.

Ma. Tânia Franzoni Ferreira da Silva (PAEPE - UNICAMP)
Serviço de Apoio Psicológico e Psiquiátrico da Unicamp.

Profa. Dra. Karina de Carvalho Magalhães (PUC-CAMPINAS)
Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da PUC-Campinas.

Abordando os seguintes tópicos:
1. Relação entre os problemas psicológicos e a pós graduação.
2. Como lidar com a pressão por prazos.
3. Síndrome do impostor.
4. Como inibir pensamentos negativos?
5. Como ajudar alguém passando por problemas psicológicos na faculdade?

CONCURSOS PARA PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Um dos maiores desafios dos pós-graduandos é se incorporar no mercado de trabalho acadêmico, surgindo diferentes dúvidas quando se pretende prestar um concurso. Queremos mediante esta mesa redonda, debater sobre este tema e, para isso, contaremos com a colaboração de pessoas que participaram de concurso e que compartilharão suas experiências. Estarão conosco concursados e professores que já participaram de bancas de concurso.

Dr. Ronaldo Garcia (UFG)

Dr. Francisco Cribari (UFPE)

Dr. Giuliano Angelo Zugliani (Unicamp)

Alguns dos tópicos tratados serão:
1. Quais são os erros mais comuns dos candidatos? O que não fazer!
2. Como fazer uma boa prova didática e um bom plano de trabalho.