Foto minha de perfil em escala de cinza. Sou um rapaz branco com cabelos médios e cavanhaque por fazer usando um chapéu panamá e óculos de armação grossa. Estou olhando diretamente para a câmera e fazendo o sinal da letra dê em Libras.

Douglas Felipe Speck

Licenciando em Matemática na Unicamp, tech-savvy e apaixonado por Educação. Interessado em Interfaces Digitais e Gamificação na Educação Matemática.

Pesquisa Extensão Experiências
🇧🇷 🇬🇧
Meu Currículo Lattes Meu GitHub Meu Linkedin Meu e-mail institucional

Projetos de Pesquisa

Cadernos Auto-Corretivos Digitais

2022/1 - 2023/2

O projeto consistia no desenvolvimento de uma plataforma digital interativa de aprendizagem para o ensino de matemática baseada em sequências didáticas e inspirado nos Cadernos Auto-corretivos: Frações desenvolvidos pela equipe de residência pedagógica da Licenciatura em Matemática da Unicamp. A plataforma foi criada com recursos modulares e replicáveis, com uma interface intuitiva e amigável para o usuário. O objetivo era oferecer uma experiência positiva de aprendizagem para os usuários e ajudá-los a compreender atividades matemáticas a partir dos exemplos e testes.

Iniciei o projeto em 2022, pesquisando mais sobre os cadernos auto-corretivos e em 2023 iniciei propriamente o desenvolvimento da plataforma, que foi descontinuada.

Durante o projeto, fui contemplado por uma bolsa PICME e orientado pelo professor Marcelo Firer.

Site do Projeto

Projetos de Extensão

Delta Jr

2022/1 - 2023/2

A Delta Jr é a primeira Empresa Júnior de Licenciatura em Matemática do Brasil. Fundada em 2018, a EJ oferece serviços em educação matemática para estudantes, familiares, educadores, plataformas, editoras e instituições de ensino.

Ingressei na mesma em 2022, onde permaneci como analista de projetos até o fim de 2023. Em paralelo, fui Vice-Presidente e Conselheiro da EJ em 2023.

Gerenciei e executei uma variedade de projetos, incluindo a análise de materiais didáticos e a coordenação de eventos educacionais, como a Olimpíada de Matemática da Unicamp.

Trabalhei muito com análise de dados e desenvolvi muitas planilhas eletrônicas no processo, além de websites. Por fim, trabalhei com editoração e diagramação de documentos.

Site Institucional

A equipe, na figura do Douglas Speck, foi muito solícita e prática no entendimento das solicitações e entrega dos materiais. Parabéns.

José Alberto Zequetto, fundador do Matemática Para Brilhar

Semana do Professor de Matemática

2022/1 - 2022/2

Em 2022, participei do comitê organizador da Semana do Professor de Matemática (SeProMat), que é a semana acadêmica da Licenciatura em Matemática. Trabalhei especialmente com a logística no dia do evento, além de captação de parcerias.

Em 2023, não estive no comitê organizador, mas auxiliei na automação da emissão dos certificados.

Em 2025, voltei ao comitê organizador, trabalhando especialmente com

Demais Experiências

Presidência do Núcleo Campinas

2024/1 - 2024/2

Fui Presidente Executivo do Núcleo de Empresas Juniores da Região de Campinas (NuCa), que é o órgão que representa, potencializa e articula as empresas juniores da região de Campinas.

Como Presidente Executivo, era responsável pelas frentes de expansão da rede e relacionamento institucional, além de aceleração e regulamentação das mais de 45 empresas juniores já existentes na região.

Acompanhamento de Fernanda

2023/1 - 2024/1

Fernanda era aluna do sétimo ano. Por conta de complicações respiratórias durante a primeira infância, ela sofreu danos que comprometem algumas funções motoras, da memória e da fala (Síndrome de Wernicke). Ela utiliza aparelho para oxigenação, além de tubo de traqueostomia. Por conta de suas limitações de comunicação, fui contratado para ajudar a integrá-la ao ambiente educacional, servindo como intermediador entre ela e seus professores e colegas. Assim, o foco do processo era a Inclusão.

Fernanda estudava em um colégio particular de pequeno porte, com uma turma por série, o que promovia alta interação entre os alunos, contato prolongado com os professores e, de maneira geral, a inclusão dela. A metodologia do colégio era tradicional: lousa e apostilas; por isso, busquei trazer material complementar para auxiliá-la.

Ademais, Fernanda está em processo de alfabetização, sendo acompanhada por uma psicopedagoga e uma fonoaudióloga. Segundo relatado, houve uma tentativa anterior de educá-la em língua de sinais, mas suas limitações motoras atrapalharam o processo. Desde então, ela tem sido oralizada com o modelo misto (que utiliza sinais para destacar os fonemas). Durante meu trabalho com ela, consegui ensinar cerca de 30 sinais para ela, com os quais ela conseguia compor algumas sentenças.

Projeto Go Big

2020/2 - 2021/1

O Projeto Go Big era um projeto de democratização da educação, formado por estudantes de Ensino Médio com interesse em atividades extraclasse. A proposta era conectar alunos com experiência para permitir a estudantes sem recursos o acesso às olimpíadas do conhecimento.

Fui monitor por algum tempo e prestei mais de 10 aulões de olimpíada. Desenvolvi uma trilha de aprendizagem através do Google Classroom e elaborei todo o material utilizado para minhas aulas.

Além disso, fui responsável pela reestruturação completa e redação do site do projeto.