“Profissão professor em tempos de pandemia” foi o primeiro webinar realizado pela SeProMat em julho de 2020. Nossos convidados Francisco Magalhães Gomes, Ricardo Biloti e Maitê Salinas compartilharam conosco suas experiências e adaptações frente a pandemia, tanto no ensino básico quando no ensino superior.
Professores se reinventando após mais de 30 anos lecionando, matemática atrativa e de qualidade mesmo à distância e iniciação científica Jr foram alguns dos assuntos abordados nesse evento incrível.
Apresentação do Prof. Francisco Gomes – Download .pdf
Apresentação da Profª Maitê Salinas –Download .pdf
Apresentação do Prof. Ricardo Biloti – Download .pdf
Devido às circunstâncias de pandemia e ensino remoto, a SeProMat não pôde ser realizada em 2020 presencialmente. Sendo assim, com a grande participação que tivemos no nosso primeiro webinar, a Comissão Organizadora preparou um evento super especial para esta ocasião: a SeProWeb!
Nesse evento foram realizados quatro Webinares que ocorreram ao longo do 2º semestre de 2020, com diversas temáticas muito pertinentes à futuros professores de matemática frente a realidade que enfrentamos.
Palestras e palestrantes
AYLA MOULAZ CARVALHO
Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2019);
Mestranda em Educação Matemática pelo PECIM;
Atualmente é professora no Ensino Fundamental II na rede privada de Campinas.
jheovany henrique martins pereira
Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017);
Mestrando em Ensino e Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas;
Atualmente é professor no ensino Fundamental II na rede privada de ensino sendo professor cooperador na empresa Cooperativa do Saber. É também professor apoiador do POTI – Campinas.
RODRIGO TAKASHI KUBOTA
Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2016)
Mestrando em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas
Atuou como professor em cursinhos Pré-Vestibular e Pré-Vestibulinho, ministrou aulas no POTI e foi tutor voluntário de um grupo de alunos do colégio Coluni da UFV, que estavam participando da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO).
Mesa de conversa com alunos já formados e muito admirados no IMECC. Ayla, Jheovany e Rodrigo contaram suas experiências de graduação, como foi ao se formar, dificuldades, projetos e pesquisas.
Thiago Moza Pinheiro
Graduado em Engenharia Cartográfica pelo IME (Instituto Militar de Engenharia);
Mestrando em matemática pela UERJ;
Fundador da empresa Fatorial Educação.
Nessa oficina de técnicas de como organizar a lousa em aula, oferecida por um dos fundadores da Fatorial Educação, aprendemos como construir uma lousa eficiente e quais as melhores técnicas para aprimorar a experiências dos alunos. Conhecemos também sobre a hierarquia das cores, bons e maus exemplos, como sincronizar explicações e preparação da lousa, além de dicas práticas que possam ajudar na construção da carreira docente.
Slides da apresentação: Download PDF
Carlos OSSAMU CARDOSO Narita
Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Valeparaibana em Ensino em SJC (1988);
Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Braz Cubas em Mogi das Cruzes – SP (1997)
Especialização em “Violência Doméstica contra crianças e adolescentes” pelo Instituto de Psicologia da USP (1999) e também em “Educação Matemática” pela Universidade Nove de Julho Polo Vila Maria SP;
Atualmente é professor titular nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Jacareí – SP, e professor na Faculdade INESP Jacareí nos cursos de Administração de Empresas e Pedagogia.
Maria Aparecida de Jesus Salgado
Bacharelado em Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz e Licenciatura Plena pela Faculdades Teresa Martin;
Especialização em Prática Pedagógica em Matemática em Comunidades de Investigação pela Universidade Estadual de Campinas;
Atualmente é integrante do Grupo de Sábado (GdS) desde 2009 associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É também professora da rede pública estadual paulista, lecionando para Ensino Médio, e participa do projeto Lesson Study Hibrido, aprovado e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
MARília maia moreira
Graduada em matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2010);
Mestra em Educação, área de concentração em Tecnologias Digitais na Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2014);
Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2012);
Atualmente é professora no Ensino Fundamental II na Secretaria Municipal de Ensino de Fortaleza.
Mesa de conversa com três professores que compartilharam suas experiências e alternativas do ensino híbrido em tempos de pandemia.
aglaiza sedrim
Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Cariri;
Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Cariri;
Especialista “Lato Sensu” em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte;
Atualmente é professora de matemática da educação básica e professora formadora de professores em educação básica em Libras.
O aluno com surdez em contexto escolar, em dias ditos normais, já enfrenta os desafios de comunicação comprometida. Com a pandemia da Covid-19, os desafios foram ampliados, pois além de todas as mudanças encontradas pelas pessoas ouvintes e de todas as adaptações que foram necessárias realizar, o indivíduo com surdez teve, nas aulas de Matemática e de um modo geral, mais um desafio à sua frente: enfrentar a pandemia no silêncio
comissão organizadora
A Comissão Organizadora de 2020 foi formada por alunos da Licenciatura em Matemática e do curso de Matemática do IMECC/Unicamp. A realização da SeProWeb não seria possível se não fosse por essas pessoas planejando tudo com muito amor, carinho e atenção.
• Comissão da Comunicação
André, Beatriz, Luisa e Mariana Whyte.
• Comissão da Divulgação
Catarina, Karina, Isabel e Mariana Silva
• Comissão do Patrocínio
Geovana, Lucas e Renan.