Seja bem-vindo à 18ª edição!
PIC 2024 na UNICAMP

Perguntas Frequentes

Dúvidas mais comuns respondidas

manual do estudante

regional SP03 | depoimentos | inscrição | documentos | bolsa | aulas | avaliações | ambiente virtual

Regional SP03

Quem está responsável pelo PIC?

O Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) é coordenado nacionalmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), localizado no Rio de Janeiro. Em todo país, há professores universitários que coordenam as turmas em suas regiões. As aulas são ministradas por professores da educação básica e estudantes de graduação, treinados para conduzir as atividades do PIC.

O que é a Regional SP03?

As cidades do Brasil atendidas pelo PIC estão agrupadas por regiões. A regional SP03 tem sede em Campinas/SP e atende à região metropolitana de Campinas e boa parte do interior de SP.

Quais cidades são atendidas pela regional SP03?

Todas as cidades da região metropolitana de Campinas e diversas outras cidades no interior de SP (consulte a lista completa em aqui).

Como entro em contato com a regional SP03?

Você pode usar nosso formulário de contato.

E se minha cidade estiver fora da regional SP03?

Entre em contato com a coordenação do PIC de sua região. Descubra aqui o contato.

As informações a seguir dizem respeito à regional SP03, apesar de uma parte delas valer também para outras regiões.

Depoimentos sobre o PIC

Qual da dinâmica utilizada nos encontros?

Como o formato das aulas do PIC impactou o aprendizado dos estudantes?

Qual a diferença entre o que se estuda na escola e o que se estuda no PIC?

Quais atividades estão previstas nos encontros presencias?

Por que adolescentes passam as manhãs de sábado no PIC?

Quais benfecícios o PIC traz para os participantes?

Como é dar aula no PIC virtual?

Como foi dar aula no PIC?

Inscrição

É cobrada alguma taxa para participar do PIC?

Não. A participação no PIC é totalmente gratuita.

Quem pode participar do PIC?

Todo estudante que tenha obtido uma medalha nacional na última edição da OBMEP.

Medalhistas regionais também pode?

Não. O PIC destina-se apenas estudantes com medalha nacional.

Sou medalhista. Como faço para participar?

Todos os medalhistas nacionais da última edição da OBMEP recebem convite para participar. Se você já recebeu a convite por e-mail, entre no portal do PIC e manifeste seu interesse.

Sou medalhista. Por que não recebi o convite para o PIC?

O convite é enviado para o e-mail que foi informado na inscrição para prestar a OBMEP. Caso não tenha recebido o convite, é só entrar em contato conosco.

Estudantes de escolas privadas também podem participar do PIC?

Sim, medalhistas de escolas privadas também podem participar do PIC, mas sem direito a receber bolsa.

Estudantes que obtiveram Menção Honrosa também podem participar do PIC?

Após a inscrição dos medalhistas, para as vagas remanescentes convocaremos estudantes com menção honrosa, por ordem de classificação, para participar das aulas presenciais. Se quiser entrar na lista de espera, preencha um pré-cadastro.

Onde descubro o nome de usuário e a senha para o portal do PIC?

Estas informações de acesso estão no convite oficial, enviado para seu e-mail. Caso não as tenha, é só entrar em contato conosco.

Como escolher entre PIC Presencial ou a Distância?

Se você mora próximo de um polo presencial e consegue participar das aulas aos sábados de manhã, você deve participar na modalidade presencial.

Onde são os polos com aulas presenciais?

Temos dois polos com aulas presenciais: Polo Unicamp (campus principal da Unicamp em Campinas) e Polo Fatec (campus da Fatec em Americana). Se você mora próximo a um desses polos, então você pode cursar o PIC na modalidade presencial.

Medalhistas de quais cidades podem participar das aulas em Campinas?

Usualmente, medalhistas residentes em Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo participam das aulas no Polo Unicamp, no campus principal da Unicamp.

Medalhistas de quais cidades podem participar das aulas em Americana?

Usualmente, medalhistas residentes em Americana, Limeira, Nova Odessa, Piracicaba, Santa Bárbada D'Oeste participam das aulas no Polo Fatec em Americana.

Mesmo morando mais longe, posso participar das aulas presenciais?

Sim, desde você tenha condições e se se comprometa a estar presente no polo onde as aulas são oferecidas.

É fornecido transporte nos dias de aula?

Não. Porém, é comum que os estudantes se organizem para compartilhar carona. Use o Slack para descobrir quais colegas moram na mesma cidade que você e querem repartir os custo.

Estudantes de Piracicaba têm transporte para as aulas?

Uma parceria com a Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Educação, fornece transporte escolar para todos os participantes do PIC, da cidade, se deslocarem até a Fatec em Americana, nos dias de aula.

Existe alguma ajuda de custo para transporte?

Não. Fornecemos apenas a bolsa mensal de R$300 para estudantes de escolas públicas.

É possível trocar a modalidade do PIC (Presencial ou a Distância) para a qual fui alocado?

Sim. Envie uma mensagem solicitando a troca, antes do início das aulas. Mas atenção, estudantes com menção honrosa só podem participar na modalidade presencial.

Para completar o cadastro tenho que informar uma agência do Banco do Brasil. Eu preciso ter conta no Banco do Brasil?

Não. Você deve apenas informar uma agência que lhe seja conveniente. Quando a bolsa for paga, você deverá comparecer a essa agência para fazer o saque na boca do caixa.

Só sei 4 dígitos do número da agência do banco. Qual é esse 5º dígito?

O 5º dígito (####-#, esse após o tracinho) é o dígito verificador. Entre em contato com a agência e pergunte qual é esse dígito.

No portal do PIC tem um campo para preencher o currículo Lattes. O que eu faço?

Não se preocupe, o currículo Lattes será criado e preenchido por nós.

Após a declaração de interesse, como faço para entrar no portal do PIC e atualizar meu cadastro?

1. Entre com seu usuário e senha e clique em .
2. Clique no ícone .
3. Agora, basta clicar no botão Clique aqui para editar.

Preciso enviar meus documentos se eu já tiver participado do PIC antes?

Sim. Mesmo que você tenha participado do PIC em outro ano, não guardamos seus documentos de um ano para outro. Você precisa reenviá-los.

Quais documentos devo enviar após a inscrição no site?

• Cópia de RG e CPF (do estudante);
• Cópia de RG e CPF (do responsável legal);
• Cópia de comprovante de endereço;
• Comprovante de matrícula original na escola;
Termo de tratamento de dados pessoais (consentimento);
Termo de autorização de uso de imagem.
O responsável legal deverá rubricar todas as páginas e assinar a última, para esses dois termos.

Vou participar sem bolsa. Quais documentos devo enviar?

Para estudantes de escola particular ou já formados, e portanto sem direito a bolsa, basta enviar os seguintes documentos:
• Cópia de RG (do estudante);
• Cópia de RG e CPF (do responsável legal);
Termo de tratamento de dados pessoais (consentimento);
Termo de autorização de uso de imagem.
O responsável legal deverá rubricar todas as páginas e assinar a última, para esses dois termos.

Se já carreguei o Termo de Consentimento no Portal do PIC, preciso enviá-lo novamente?

Sim, mande-o novamente, junto com os demais documentos.

Que comprovante de endereço é aceito?

Você pode enviar cópias de conta de energia, água, telefone, carta de banco, contrato de aluguel, entre outros, desde que o comprovante esteja em nome do estudante ou de um dos responsáveis legais e corresponda ao endereço cadastrado no portal do PIC.

Posso enviar os documentos por e-mail?

Sim! Na verdade você deve fazer isso. Envie-os para o cric_sp03@obmep.org.br. No corpo do e-mail informe o nome completo d(o/a) estudante.

Também preciso enviar os documentos por correio?

Não! Basta enviar os documentos por e-mail.

Posso entregar meus documentos pessoalmente?

Não. Se estiver com dificuldades para enviá-los por e-mail, entre em contato.

Quando posso enviar a documentação?

Logo após manifestar seu interesse em participar no portal do PIC e preencher todos os seus dados cadastrais no portal, você já pode enviar sua documentação por e-mail.

Como sei se meus documentos foram recebidos e se está tudo em ordem?

Entre no portal do PIC e verifique em seu cadastro se constam pendências. Porém saiba que após o recebimento, precisamos de até 4 dias para processar e dar baixa no site.

Se no Portal do PIC não constam pendências de documentação, significa que meus documentos foram recebidos?

Isso mesmo, significa que seus documentos foram recebidos digitalmente e conferidos.

Até quando posso enviar os documentos?

Até o dia 15/03, mas como precisamos de tempo para processá-los sugerimos que faça isso com mais antecedência.

Entreguei meus documentos com atraso. O que vai acontecer?

Atrasos na documentação podem implicar em perda de parcelas da bolsa.

Após regularizar minha documentação, posso solicitar o pagamento de parcelas perdidas da bolsa?

Não. A bolsa só é atribuída quando todos os documentos forem recebidos corretamente. Portanto, não há como solicitar o pagamento de parcelas anteriores ao cadastro da bolsa, pois o estudante ainda não era bolsista.

Bolsa

Quem pode receber bolsa?

Apenas medalhistas convidados, que estejam na educação básica, matriculados em escolas públicas.

Estudantes de escola particular com bolsa integral podem receber a bolsa do PIC?

Não. Mesmo que o estudante tenha bolsa integral, se estiver matriculado em uma escola particular no ano de oferecimento do PIC, não será possível receber a bolsa do PIC.

É necessário abrir conta no Banco do Brasil para receber a bolsa?

Não. A bolsa é paga através de ordem de pagamento e deve ser sacada no caixa, em uma agência do Banco do Brasil.

A bolsa pode ser depositada em uma conta do Banco do Brasil?

Não. A bolsa é paga apenas através de ordem de pagamento e deve ser sacada no caixa.

Recebi um e-mail com o assunto: "CNPq - Aviso de indicação de bolsista Iniciação Científica Junior". O que devo fazer?

Esse e-mail significa que sua bolsa foi implantada com sucesso. Guarde esse e-mail e o arquivo que veio em anexo. Será necessário apresentá-lo no Banco do Brasil para fazer o saque da bolsa.

Onde consigo o Termo de Indicação do CNPq?

Se você entregou a documentação obrigatória, você recebeu em seu e-mail a confirmação da bolsa do CNPq. O assunto do e-mail é: CNPq - Aviso de indicação de bolsista Iniciação Científica Junior. Guarde este email, pois é o comprovante de sua bolsa.

O que faço se não consigo achar meu Termo de Indicação do CNPq?

Solicite o Termo de Indicação enviando um e-mail para o endereço pic@obmep.org.br e informando seu nome completo.

Por que ainda não comecei a receber a bolsa?

(O/A) bolsita só entra na lista de pagamentos após estar com a documentação totalmente em dia. Entre no portal do PIC e verifique se todos os seus documentos foram recebidos corretamente.

Quando a bolsa começa a ser paga?

A bolsa é paga a partir do mês subsequente à inclusão d(o/a) estudante na lista de pagamentos. Por exemplo, se você recebeu o Termo de Indicação do CNPq dizendo que sua bolsa foi implantada a partir do mês de abril, então o primeiro crédito acontecerá no mês de maio.

Quando serei incluído na lista de pagamentos?

Apenas após o recebimento e a conferência de toda a documentação necessária.

Que dia posso sacar a bolsa?

A bolsa fica disponível para saque a partir do 5º dia útil de cada mês, por um prazo de 7 dias corridos. A primeira bolsa é depositada no mês seguinte ao seu cadastro.

Como faço para sacar a bolsa?

A partir do 5º dia útil, o responsável legal e (o/a) bolsista devem ir ao banco, ambos portando o documento de identidade e CPF e o Termo de Indicação do CNPq (imprima o documento do CNPq e leve ao banco). Solicite ao atendente do caixa a ordem de pagamento do CNPq, operação 277.

Devo sacar a bolsa apenas na agência informada?

A bolsa pode ser sacada em qualquer agência do Banco do Brasil. Se tiver dificuldades, entre em contato conosco.

Perdi o prazo para sacar a bolsa. Ainda é possível receber essa parcela?

Sim. Envie um e-mail para repagamento@obmep.org.br informando o nome completo e o CPF d(o/a) bolsista, em qual a edição do PIC você está participando, qual foi a parcela perdida e solicitando o reenvio da parcela.

Se os bancos estão fechados como faço para sacar a bolsa?

Neste caso, você pode deixar a bolsa acumular e solicitar o repagamento quando a situação se normalizar.

Quais os critérios para desligamento e cancelamento da bolsa?

(O/A) bolsista terá sua bolsa cancelada se algum dos critérios abaixo for satisfeito:
• Faltar a 20% das aulas (3 encontros).
• Faltar a duas aulas consecutivas.
• Ter nota menor ou igual a 4.0 em 3 atividades avaliativas, por exemplo em 2 provas e 1 tarefa, ou em 3 tarefas.

Aulas

Onde são as aulas do PIC Presencial?

As aulas são ministradas no prédio do Ciclo Básico I, na Unicamp, no campus de Barão Geraldo, em Campinas (mapa) ou na Fatec Americana, em Americana (mapa).

Quem participa das aulas no polo da Unicamp/Campinas?

Todos que moram em Campinas e cidades próximas e podem se deslocar até o campus da Unicamp em Barão Geraldo.

Quem participa das aulas no polo da Fatec/Americana?

Todos que moram Americana e cidades próximas e podem se deslocar até o campus da Fatec em Americana.

Como são as aulas do PIC à Distância?

As aulas são ministradas através da internet, em horários marcados. O/A participante precisa ter acesso a um celular ou computador com caixa de som (ou fone de ouvido), microfone e, se possível câmerara, e estar conectado à internet.

As aulas do PIC à Distância ficam gravadas?

Não, as aulas não são gravadas. Você deve participar no dia e horário marcado, do contrário ficará com falta.

Qual a frequência mínima exigida?

Ao longo do ano serão 16 aulas. Dessas, para permanecer no programa o/a estudante não pode faltar mais que três aulas.

Quais as datas das aulas no PIC Presenciais?

As aulas serão sempre aos sábados, de abril a novembro. Consulte o calendário completo.

Qual o horário das aulas?

Todas as aulas do PIC (presencial ou virtual), em turmas da regional SP03, são de 8h a 12h.

Como faço se não puder participar aos sábados de manhã?

Em turmas presenciais, sábado de manhã é o único horário disponível. Ainda é possível obter vagas em turmas virtuais de outras regionais, que sejam oferecidas em dias e horários diversos.

Posso trocar uma aula presencial por uma online?

Não. As turmas virtuais não são uma alternativa para estudantes que estão matriculados em turmas presenciais.

Quais as datas das aulas no PIC à Distância?

Na modalidade virtual, o calendário de aulas depende da turma. Como referência, veja as datas da modalidade presencial, mas para ter certaza, entre em contato com seu professor para detalhes.

Devo escolher uma turma para participar?

Estudantes na modalidade presencial serão alocados automaticamente em uma turma. Estudantes na modalidade virtual deverão escolher uma turma disponível no portal do PIC.

Quando devo escolher uma turma virtual?

A escolha de turma virtual é aberta após o encerramento do período de inscrições. Você será comunicado para fazer a escolha através do portal do PIC.

Como faço para escolher a turma virtual da qual participarei?

1. No portal do PIC, entre com seu usuário e senha e clique em .
2. Aceite participar do programa.
3. Escolha uma das turmas disponíveis.


Qual turma virtual devo escolher?

As turmas exibidas são todas do seu nível e você pode escolher qualquer uma delas.

Todas as turmas virtuais são da regional SP03?

Assim que é aberto o período de escolha da turma virtual, apenas turmas administradas pela regional SP03 aparecerão para escolha. Alguns dias depois, turmas de outras regionais também poderão ser escolhidas.

Posso participar de uma turma virtual de outra regional?

Sim. Não há qualquer problema. Você seguirá sendo um estudante da regional SP03, apesar de acompanhar uma turma de outra regional.

Existe alguma vantagem em estar em uma turma da regional SP03?

Sim. Para essas turmas, como são administradas pela regional SP03, temos controle sobre os dias e horários de aula, temos os contatos dos professores e nos responsabilizamos por eles. Para as turmas de outras regionais você terá que entrar em contato direto com o professor.

Como vou receber as apostilas?

Participantes na modalidade presencial receberão as apostilas no início do curso. Estudantes na modalidade virtual receberão as apostilas via correio em casa.

Por que minhas apostilas não chegaram?

As apostilas são postadas gradativamente para os milhares de participantes do PIC no Brasil. Esse processo leva tempo e só pode ser iniciado após a conclusão das inscrições e regularização dos cadastros. Aguarde, pois seu material está a caminho.

Como vou começar o curso se minhas apostilas não chegaram?

Todas as apostilas do PIC estão disponíveis online no site da OBMEP. Mas não se preocupe, você não precisa delas para as aulas.

Qual material devo ter durante as aulas?

Para as aulas, tenha em mãos um caderno, lápis, borracha e uma régua. E leve uma caneca ou copo reutilizável para o lanche.

É possível abonar uma falta?

Sim, desde que haja justificativa válida: atestado médico ou declaração da escola de que há atividade no dia de aula do PIC, por exemplo.

E se eu faltar sem uma justificativa?

Neste caso você terá uma falta registrada. Lembre que com 3 faltas ou 2 faltas consecutivas, o estudante é desligado do PIC.

Como solicito o abono de falta justificada?

Entregue o documento que justifica sua falta ao seu professor ou professora.

Existe um limite para faltas abonadas?

Sim. Não é possível ter mais que duas faltas abonadas.

Avaliações

O PIC tem prova?

Sim, os conteúdos estudados em cada ciclo do PIC são avaliados de duas formas, por tarefas feitas no portal do PIC e por provas, aplicadas em sala de aula, nas turmas presenciais, ou pelo portal do PIC, nas turmas virtuais.

O que são as tarefas online?

Estudantes do PIC, em turmas preseciais e virtuais, precisam realizar tarefas online através do Portal do PIC. Essas tarefas ficam abertas para serem resolvidas por um período de aproximadamente uma semana. As datas de cada tarefa podem ser consultadas na página da regional SP03.

Quando são aplicadas as provas nas turmas presenciais?

Nas turmas presenciais, as provas são sempre aplicadas no segundo encontro de cada ciclo, a partir do Ciclo 2, e sempre com conteúdo do ciclo anterior. Ou seja, o conteúdo do Ciclo 1 será tema da prova aplicada no segundo encontro do Ciclo 2, o conteúdo do Ciclo 2 será tema da prova aplicada no segundo encontro do Ciclo 3, e assim por diante.

Quando são aplicadas as provas nas turmas virtuais?

Para estudantes de turmas virtuais, as provas são realizadas pelo Portal do PIC. Cada estudante tem um período de aproximadamente uma semana para realizar a prova. A data de início e término desse período será avisada por seu professor ou professora e também pode ser consultada na página da regional SP03.

Até que horas posso enviar minha avaliação ou prova online?

No dia final para a avaliação ou prova online, o horário limite para entrega é 16h.

Ambiente virtual

Qual o ambiente virtual do PIC-SP03?

Em 2024 usamos o Slack, como ambiente virtual.

O que é o Slack?

Slack é o ambiente virtual que reune estudantes, professores e professoras da regional SP03 do PIC e por onde todos podem interagir.

Por que não usamos o Discord?

No Discord é comum ter contas invadidas e compartilhamento de material de propaganda que não nos dizem respeito.

Por que não usamos o Whatsapp?

O Whatsapp armazena dados de seus usuários e os compartilha para fins comerciais com outras empresas. Para preservar a segurança e a privacidade de nossos alunos, optamos por usar o Slack.

Para que serve o Ambiente Virtual?

Através do Ambiente Virtual, o estudante recebe informações da coordenação, conversa com seus colegas e professor(a), recebe dicas de estudo e materiais suplementares, e também tira dúvidas sobre a burocracia do PIC.

É preciso instalar alguma coisa para usar o Ambiente Virtual?

Para acessar o Ambiente Virtual pelo computador não é necessário instalar nada. Se for utilizá-lo pelo celular, você precisa instalar o aplicativo do Slack para Android ou iOS .

Eu preciso me inscrever no Ambiente Virtual?

Sim. Todo estudantes da regional SP03 deve se inscrever no nosso Ambiente Virtual. Estudantes de outras regionais, matriculados em turmas virtuais da SP03, também devem entrar no Slack.

Como me inscrevo no Ambiente Virtual?

Enviaremos o convite para você assim que sua documentação para inscrição tiver sido aprovada.

Qual e-mail uso para me inscrever no Ambiente Virtual?

O registro deve ser feito com o endereço de e-mail que o estudante usa e tem acesso regularmente.

O que são os canais do Ambiente Virtual?

Os canais agrupam os membros por grupo do PIC, por polo de participação e por turma. Você pode se inscrever diretamente nos canais que lhe dizem respeito.

Onde acho os canais do Slack?

No computador, no menu lateral do Slack, clique em "Adicionar canais" e escolha "Explorar canais".

As aulas virtuais serão no Ambiente Virtual?

Não. Mas os endereços das aulas virtuais são informados através do canal da turma no Ambiente Virtual. Nos dias de aula, o aluno deve entrar no Ambiente Virtual e aguardar que o/a professor(a) o chame para a sala de aula virtual.

O que preciso para assistir a uma aula virtual?

As aulas virtuais são transmitidas através do Google Meet. No computador, não é necessário instalar nada. Se for assistir pelo celular, você precisa instalar o aplicativo Google Meet.


Tem outra dúvidas?

Envie uma mensagem detalhando sua dúvida.