Estimação do Pass-Through Cambial no Brasil referente aos Índices de Preços ao Consumidor

Luiz Armando dos Santos Aleixo ENCE
Rafael Martins de Souza ENCE
Luiz Armando

Este trabalho consiste em ajustar um modelo VAR para as séries de índices de preço ao consumidor, que são: Índice de preços de Matéria-Prima, Índice de preços de Bens Intermediários, Índice de preços de Bens Finais, Produto Interno Bruto Brasileiro, Taxa de Câmbio e Preços Externos. Sendo que o VAR ajustado terá 3 séries como variáveis endógenas, que serão os Índices de Materia-prima, de Bens Intermediários e de Bens Finais e também terá variáveis exógenas que serão as séries PIB, Taxa de Câmbio e Preços Externos. Antes de mais nada precisa-se averiguar se estas são séries estacionárias ou não. Para isso se faz o teste aumentativo da Raiz Unitária de Dickey-Fuller.
Depois de resolvida a questão da estacionaridade é preciso verificar se estas são cointegradas. Isto é resolvido realizando o teste de cointegração de Jonhasen.Após achar um número apropriado de defasagens para o modelo escolhido, é necessário verificar a adequabilidade deste modelo através da realização de testes diagnósticos.Se os dois maiores problemas em modelagem persistirem, tal como a hetercedasticidade ou autocorrelação serial, e não tiver como reverter este problema é necessário escolher um outro VAR para este banco de dados.

Resumo estendido: