MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS APLICADOS AO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA (IQA) DO RIO DOS SINOS - RS

Autor(es) e Instituição:
Maria Elisa Kinast - Universidade Feevale
Marco Antôni Siqueira Rodrigues - Universidade Feevale
Daniela Müller de Quevedo - Universidade Feevale
Apresentador:
Daniela Müller de Quevedo - Universidade Feevale

A poluição dos recursos hídricos, causada por diferentes fontes conduz a necessidade de elaboração e implantação de planos de prevenção e recuperação das condições ambientais. A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos tem o Rio dos Sinos como seu principal formador. Este rio é hoje considerado um dos mais poluídos do Brasil devido a enorme carga de esgoto in natura e de efluentes tóxicos que recebe diariamente. No entanto neste rio é captado o maior volume de água para abastecimento publico do Vale do Rio dos Sinos. Este trabalho teve como objetivo modelar através de modelos de Séries Temporais o Índice de Qualidade da Água (IQA), proveniente de dados de monitoramento da qualidade da água disponibilizados pela FEPAM de 2000 a 2007. Antes da modelagem foi necessário um ajuste da série, pois a mesma apresentava diversos valores faltantes, onde se utilizou modelos de regressão para interpolação destas falhas na série. Foi possível identificar que o modelo que melhor se ajusta a série do IQA é o modelo ARMA(2,1). Através de uma abordagem temporal, onde as séries são descritas e modeladas em função do tempo será possível realizar previsões e simulações de cenários. Estas previsões e simulações possibilitam a avaliação das condições presentes e futuras do rio, os quais poderão contribuir de forma significativa na gestão e conservação deste recurso, e na construção de políticas publicas no sentido de melhorar a qualidade da água da Bacia hidrográfica.

Resumo estendido: