AÇÕES DO MERCADO FINACEIRO: UM ESTUDO VIA MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS

Caroline Poli Espanhol; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Celia Mendes Carvalho Lopes; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Celia Mendes Carvalho Lopes

Neste trabalho, busca-se encontrar e ajustar um modelo de séries temporais que se ajuste satisfatoriamente aos dados da série financeira dos valores das ações da Petrobrás, possibilitando, assim, um estudo do comportamento e dos fatores relevantes da série e a previsão de dados futuros da mesma. Após um tratamento e ajuste dos dados, um levantamento de acontecimentos e fatos importantes foi realizado, para identificar possíveis causas das repentinas mudanças na conduta dos dados, variações essas identificadas graficamente. Foram selecionados para estudo dois modelos: GARCH, um modelo não-linear, e EWMA, um modelo de média móvel exponencialmente ponderada. Ambos foram modelados e a análise da eficiência do ajuste da série foi realizada por método gráfico, utilizando análise de resíduos, com gráficos de dispersão e de autocorrelação. O estudo identificou que um dos modelos apresentava um melhor ajuste para a série de dados em estudo do que o outro, sendo então realizada a previsão para alguns próximos valores da série temporal a partir deste modelo, que apresenta uma maior capacidade de absorção das componentes das séries, como a volatilidade, nas suas modelagens; e também pelo seu histórico de melhores ajustes em séries temporais financeiras.