Geometria Analítica e Vetores (MA141) e MA141%

• Terça 10:00 - 12:00   PB13
  • Quinta 10:00 - 12:00 PB13

Horário de atendimento:

Escrever uma mail para marcar horário de atendimento

PAD: vou avisar

• às terças-feiras, sala 223, das 18h às 19h;
  • às quintas-feiras, sala 323, das 13h às 14h.

PED: vou avisar
Horário de atendimento:

• às terças-feiras, sala 223, das 12h às 14h.

Lista de exercicios:

Lista 1: ll1.pdf  l2.pdf  l3.pdf

Provas antigas:

Prova 1 (2014):  ma141_p1_2014.pdf

Prova 2 (2014):  ma141_2_2014.pdf

Prova 3 (2014):  ma141_p3_2014.pdf

Exame final (2014): ma141_exame2014.pdf

Segunda Chamada (2014): ma141_sub2014.pdf

Ementa:

· Matrizes e Sistemas lineares: Breve recordação das operações com matrizes. Método de Gauss-Jordan. Matrizes Equivalentes por linhas.

· Determinante: propriedades e inversão de matrizes.
· Vetores no Plano e no Espaço: Operações. Bases (sistemas de coordenadas). Produto interno (ou escalar): Distância, norma e ângulo. Produto vetorial: volume.
· Retas e Planos: Equações. Posições relativas. Interseções. Distâncias.
· Seções cônicas: Classificação. Rotação e Translação. Coordenadas polares.
· Superfícies no Espaço: Quádricas. Superfícies Cilíndricas e de Revolução. Coordenadas Cilíndricas e esféricas.

Referência principal

1.  Reginaldo J. Santos, Matrizes, Vetores e Geometria Analítica, Imprensa Universitária da UFMG (LIVRO TEXTO).
    Uma versão online está disponível: https://www.dropbox.com/s/aa71ogpk8xski1j/gaalt1.pdf?m.

Referência Bibliográfica:

1. Alfredo Steinbruch e Paulo Winterle, Geometria Analítica, Makron Books do Brasil, São Paulo, 1987. 292 pp.

2. C. Wexler, Analytic Geometry - A Vector Approach, Addison-Wesley, 1961.

3. Luiz Adauto Medeiros, Norai Gonçalves de Andrade e Augusto Maurício Wanderley, Álgebra Vetorial e Geometria, Campus, Rio de Janeiro, 1981. 159 pp.

4. Paulo Boulos e I. Valente, Geometria Analítica - Um Tratamento Vetorial, McGraw-Hill, 1986.

5. Charles H. Lehmann, Geometria Analítica, 8ª ed., Globo, São Paulo, 1995. xvi + 457 pp

As Provas:
Cada turma terá 3 provas:

Prova 1: Quinta-feira, 14 de setembro de 2023, Sala Sala PB13,  as 10h00.
Conteúdo: Matrizes e Sistemas lineares: Breve recordação das operações com matrizes. Método de Gauss-Jordan. Matrizes Equivalentes por linhas. Determinante: propriedades e inversão de matrizes.

Prova 2: Quinta-feira, 07 de novembro de 2023, Sala PB13  as 10h00.
Conteúdo: Vetores no Plano e no Espaço: Operações. Bases (sistemas de coordenadas). Produto interno (ou escalar): Distância, norma e ângulo. Produto vetorial: volume. Retas e Planos: Equações. Posições relativas. Interseções. Distâncias.

Prova 3: Quinta-feira, 30 de novembro de 2023, Sala  PB13 ,  as 10h00.
Conteúdo: Introdução as seções cônicas. Seções cônicas: Classificação.  Coordenadas polares. Superfícies no Espaço: Quádricas. Superfícies Cilíndricas e de Revolução. Coordenadas Cilíndricas e esféricas. Rotação e Translação. Indificação de cônicas. Indificação de Quádricas.

Exame/Segunda Chamada: terça-feira, 12 de dezembro de 2023, Sala PB13  as 10h00.
A segunda chamadas é apenas para faltas satisfatoriamente justificadas de uma das provas acima. O pedido de segunda chamada deverá ser feito por escrito até 5 dias após a data da avaliação pedida, através de formulário disponível na Secretaria de Graduação do IMECC; anexar documentos comprabatórios e entregar na mesma Secretaria.
Se você está fazendo o Exame, a sua nota valerá como tal.
Se você está fazendo a Segunda Chamada, a sua nota vai preencher a nota da Prova que você perdeu. Se você ficar de exame mesmo assim, a nota da segunda chamada também valerá como exame.
Conteúdo: todos os tópicos das três provas regulares.

Avaliações

Serão realizadas três provas, nas datas e horários abaixo, seguindo os conteúdos das turmas regulares.
Os pesos das provas vão ser 1, 1, 1, respectivamente. A média final será calculada usando-se a fórmula:
M=(P1 + P2 + P3)/3,
onde P1, P2, P3 são as notas (de 0 a 10) obtidas nas três provas.
O aluno que obtiver média M maior do que ou igual a 5,0 será considerado aprovado e M será a sua nota final.
O aluno com média menor do que 2,5 será considerado reprovado e a sua nota final será a média das provas.
O aluno com média maior o igual do que 2,5 e menor do que 5,0, terá que fazer um Exame E e a nota final será: N=(M + E)/2. O aluno será considerado aprovado se N for maior do que ou igual a 5,0.

Outras informações e Normas

1.As provas terão duração máxima de 1h55.
2. Constitui infração à disciplina recorrer a meios fraudulentos, com o propósito de lograr aprovação (Artigo 142, VII, Estatuto da UNICAMP)
3. Não haverá provas substitutivas.
4. O aluno que não comparecer a uma das provas deverá retirar, no prazo de 5 (cinco) dias a partir da data da prova, na Secretaria de Graduação do IMECC, formulário de segunda chamada, que deverá ser preenchido e entregue ao professor, acompanhado de comprovante que justifique a falta.
5. O exame e a segunda chamada versarão sobre o conteúdo integral do programa da disciplina.
6. Poderá ser solicitada a apresentação do documento de identidade do aluno por ocasião das provas e do exame.

Notas:

Course Year: