Palestras - Auditório

Palestra de abertura SBMAC: Profa. Dra. Kelly Cristina Poldi (IMECC)

Palestra de Divulgação: Ciência de Dados no Itaú: Contexto e Aplicações
Me. Kléber Aderaldo Benatti (ITAÚ)

Resumo: Envolvendo conhecimentos de várias áreas, a Ciência de Dados tem ganhado força nos últimos anos pelo seu grande potencial em aplicações reais, impulsionando diversos seguimentos. Nesta apresentação veremos qual é o papel do cientista de dados no Itaú, além aplicações reais de técnicas de Ciência de Dados.

Palestra Plenárias

Condições de otimalidade: teoría e aplicações
Profa. Dra. María Laura Schuverdt (Universidad Nacional de La Plata - Argentina)

Resumo: Sabemos que as soluções de problemas generais de otimização podem ser encontradas utilizando diferentes esquemas e métodos numéricos. Assim, a resolução de estos problemas precisa do estudo de condições de otimalidade apropriadas, da escolha de um método algorítmico adecuado, do análisis da teoría de convergência e de experimentos numéricos com problemas típicos e de la vida real. Nos últimos anos se han definido novas condições necesarias de otimalidade de primeira ordem, llamadas condições sequencias, as quais estão íntimamente ligadas à convergência de algoritmos práticos e que, apesar que na sua definição não dependem de uma condição de qualificação, possuem uma condição de qualificação “companheira” associada. Na presente charla vamos apresentar a condição de otimalidade sucesiva associada com a conhecida condição de qualificação quasi-normalidade e mostraremos relaciones con otras condições e algunas aplicações.

Porquês matemáticos e matemática visual no processo de ensino/aprendizagem
Prof. Dr. Sérgio Lorenzato (FE - UNICAMP)

Do Cálculo I à (unicidade de) soluções de EDPs
Prof. Dr. Ederson Moreira dos Santos (USP - São Carlos)

Resumo:Nesta palestra começaremos relembrando alguns resultados de Cálculo I, como por exemplo: O Teorema de Rolle; Que o conjunto dos pontos críticos de uma função diferenciável estritamente convexa definida em um intervalo aberto de R é unitário ou vazio. Faremos a leitura destes resultados em um contexto mais geral, para funções definidas em espaços de Banach. Com isto chegaremos a resultados importantes do Cálculo das Variações, como o Teorema do Passo da Montanha, onde soluções de EDPs são identificadas com pontos críticos de funcionais. Também provarei um critério para a unicidade de pontos críticos que satisfazem condições como positividade, limitação, ou massa fixada. Tal critério é baseado em propriedades de convexidade ao longo de caminhos apropriados e generaliza de forma significativa alguns resultados clássicos do Cálculo das Variações. Como aplicação, apresentarei uma prova unificada para uma variedade de resultados bem conhecidos envolvendo EDPs elípticas, assim como novos teoremas para operadores do tipo curvatura média, Laplacianos fracionários, Sistemas Hamiltonianos, Equações de Schrodinger, e Sistema de GrossPitaevski.

Docência no ensino superior: uma conversa sobre formação acadêmica e a sala de aula
Profa. Dra. Maria Beatriz Ferreira Leite (PUC - Campinas)

Resumo: Esta conversa tem como proposta, a partir do relato da minha trajetória profissional na docência no ensino superior, considerar aspectos sobre a formação acadêmica e a atuação do professor de matemática, no âmbito do ensino, pesquisa e gestão. Falar sobre minha experiência docente requer falar não apenas dos desafios cotidianos que se apresentam na sala de aula, mas de uma busca e de uma inquietude contínua. Olhar o exercício do ensinar e do aprender como uma “atitude de pesquisa” possibilita ver a prática pedagógica como um processo de construção e transformação.

Hierarchical Regression Models: objective Bayesian Analysis
Prof. Dr. Helio S. Migon (UFRJ)

Resumo: We will start this talk with some examples of projects developed during a long career in Industry and Academia. They were the inspiration for various methodological and theoretical developments during academic life. We will introduce the regression models, hierarchical regression with varying parameters, we will also discuss aspects of robustness, and conclude with recent contributions to objective a priori distribution.

Teoria de representações de A a Z
Prof. Dr. Vyacheslav Futorny (USP - São Paulo)

Resumo: O objetivo é dar uma introdução a teoria de representações de estruturas algébricas com motivações, avanços e problemas em aberto.

Bioinformática e Estatística
Profa. Dra. Samara Flamini Kiihl (IMECC - UNICAMP)

Resumo: Breve introdução a alguns problemas em Bioinformática e exemplos de contribuições da Estatística na área. A interação entre biólogos, estatísticos, matemáticos e cientistas da computação tem trazido grandes avanços na área de Bioinformática. O objetivo da palestra é incentivar os novos pesquisadores, principalmente na área de Estatística e Matemática Aplicada e Computacional, a se envolverem com o tema.

The local principle of large deviations for compound Poisson process with catastrophes
Prof. Dr. Anatoly Yambartsev (USP - São Paulo)

Resumo: The continuous time Markov process considered here belongs to a class of population models with linear growth and catastrophes. There, the catastrophes happen at the arrival times of a Poisson process, and at each catastrophe time, a randomly selected portion of the population is eliminated. For this population process, we derive an asymptotic upper bound for the maximum value and prove the local large deviation principle.