A III edição da SeProMat (Semana do Professor de Matemática) ocorreu em 2019 durante os dia 29/07 e 02/08.

Nesta edição contamos com diversos palestrantes, entre alunos e professores, como também palestrantes de outro estado para fazer parte dessa nossa edição. 
Contamos também com o Museu catavento, um museu de ciências com diversas atividades interativas, ele está localizado no Estado de São Paulo, em São Paulo.

 

Palestras e palestrantes

Ricardo Miranda Martins

 

Mestrado e Doutorado pela Unicamp;

Professor Associado MS5.1 na Unicamp;

Tem experiência na área de Matemática, com enfâse em Sistemas Dinâmicos.


Todos nós temos pesadelos com demonstrações, vocês têm, eu tenho. Nesta palestra vamos conversar sobre demonstrações, apresentar algumas técnicas clássicas e alguma abordagens “modernas” para auxiliar a ver os caminhos que nos levam ao sucesso.

Rita Guimarães

 

 

Bacharela em Matemática Pura e Licenciada em Matemática pela Unicamp;

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Ufscar;

Doutoranda em Educação na Universidade de Nottingham (Inglaterra).


Nessa palestra a profa. Rita irá apresentar a coleção de recursos educacionais do Projeto Matemática Multimídia, o M3. Comentando sobre a elaboração da coleção e sobre recursos com diferentes propostas dentro de cada mídia. Além disso, serão discutidas possibilidades de uso e disseminação desses recursos.

Sandra Leite

 

 

 

Doutora na área de concentração de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, com foco de estudo na Educação de Jovens e Adultos;

Atua desde 2002 no ensino superior e pós-graduação, com experiência em Universidades públicas e privadas.

 

 

 

 Nelson Pirola

 

 

Doutor em Educação (área de concentração em Educação Matemática), pela Unicamp;

Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 


A palestra abordará a atual conjuntura das políticas públicas educacionais no Brasil com destaque no Plano Nacional de Educação.
O objetivo principal é discutir algumas políticas educacionais e os seus reflexos na formação de professores de Matemática. Serão discutidos alguns problemas enfrentados pelos professores no ensino dessa disciplina na Educação Básica, evidenciando como as pesquisas em Educação Matemática podem contribuir para a melhoria/transformação do ensino da Matemática escolar.

Danilo Dacar

 

 

Professor de matemática do Sistema Anglo;

Diretor pedagógico do curso Anglo Guarulhos e revisor do material do sistema Anglo.

 

 

 

 

 

Rebecca Sophia

 

 

Fundadora do Cursinho Pré-Vestibulinho Alpha(Cursinho Cescon);

Trabalhou com ensino internacional nas disciplinas de matemática e física.

 

 

 

 

Rafael Cavallari

 

 

Mestre em ferramentas Digitais e o Processo de Avaliação pelo IFSP/Campus SP;

Autor da editora FTD, leciona na faculdade Esamce colégios e cursos pré-vestibulares na grande SP.

 

 


A mesa redonda retorna nessa edição com mais 3 professores que vão fazer relatos de experiências e dividir comentários sobre suas trajetórias após se formar. Eles são professores bem sucedidos em suas carreiras. Venha participar dessa conversa sobre essa profissão tão querida por nós: Professor!

Nílson José Machado

 

Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo;

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo;

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na condição de Professor Sênior.

 

 

 


Na ação/formação do professor, algumas considerações sobre o conteúdo e sobre a forma são essenciais.
No que se refere à forma, quatro características servem de base para caracterizar uma uma ação/formação consistente: ela é ser permanente no que se refere ao tempo, ubíqua no que se refere aos espaços do conhecimento, simbiótica nas relações entre a teoria e a prática, e híbrida nas relações entre os momentos presenciais e os a distância.
No que se refere ao conteúdo, na pauta da ação/formação situam-se o reconhecimento das ideias fundamentais de cada disciplina, a criação de centros de interesse, o fixação do foco no significado dos temas apresentados, e o destaque para os valores humanos envolvidos. Explicitar tais considerações é o objetivo principal da presente Palestra.

Aglaiza Sedrim

 

 

Mestre em Matemática – UFCA;

Professora de Matemática da Educação Básica;

Professora de Atendimento Educacional Especializado – AEE.

 

 

 


A relação Libras-Matemática existirá sempre que existir um surdo e este zer uso da língua de sinais, pois a Matemática está presente na vida de todos os seres e os sinais na comunicação das comunidades Surdas. Nesta palestra será apresentado um trabalho que busca oferecer por meio de um material de fácil acesso, alguns itens matemáticos, especialmente em Geometria Plana, com definições simples, exemplos, imagens ilustrativas e imagens com os sinais na Língua Brasileira de Sinais – Libras, seguindo uma ordem de pré requisitos básicos de um item ao outro. Os itens a serem apresentados são resultado de uma dissertação de Mestrado – PROFMAT intitulado Um Compêndio de Geometria Plana em Libras e visa somar contribuições aos glossários específicos já existentes, cujas distribuições são em ordem alfabética. O público alvo vai desde os envolvidos diretos, professores de Matemática, intérpretes da Libras e alunos Surdos a simpatizantes e profissionais das demais áreas que envolvem a Geometria Plana e/ou a língua de sinais.

Laura Rifo

 

Doutora em Estatística e Livre Docência pela USP;

Professora da Unicamp desde 2005, trabalha na área de Probabilidade e Estatística.

 

 

Mariana Motta

 

Doutorado em Quantitative Genetics and Animal Breeding – University of Wisconsin – Madison;

Professora assistente doutor (MS – 3) da Unicamp.

 

 

 

Silvia Figuerôa

 

Mestre e Doutora em História Social pela Usp, ambos na especialidade da História das Ciências;

Docente da Faculdade de Educação da Unicamp.

 

 


​Uma ​conversa que irá refletir sobre a necessidade de se falar sobre o tema nas escolas com alunas, professoras e funcionárias, além de apresentar o panorama sobre o mercado de trabalho (principalmente o meio acadêmico e a escola) para as mulheres, desafios e perspectivas para o futuro. A presença de mulheres em olimpíadas, ingresso em universidades e pesquisas de mulheres nessa linha.

Luciano Guimarães Monteiro de Castro

 

Graduou-se na Universidade de Valhadolide em Valladolid, Espanha;

Ex-olímpico e atual membro da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM;

É co-responsável pelo treinamento e seleção dos alunos brasileiros que participam em competições internacionais.

 

 

 


Nesta palestra apresento uma visão pessoal a respeito da arte de ensinar e aprender. Compartilho experiências e observações a respeito de como motivar os alunos e melhorar o rendimento em sala de aula, e reflito sobre diferenças no ensino em outros países.

Gabriel Giannini

 

 

Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP;

Educador e coordenador das seções de Engenho do Catavento Cultural e Educacional.

 

 

 


Esse momento irá apresentar as experiências vivenciadas pela equipe educativa do Museu Catavento, em seus dez anos de atendimento ao público. Serão levantados os potenciais e as problemáticas diárias, no exercício educativo em um ambiente não formal de educação, evidenciando a atuação dos licenciandos nas mais diferentes áreas desse espaço.

Nessa edição o Professor Doutor Ricardo Miranda Martins ao final de sua palestra “Demonstrações: um guia para não ter mais pesadelos com elas” propôs um desafio aos participantes da SeProMat. O desafio consistia em demonstrar o Teorema de Pitágoras, poderia ser em vídeo ou em papel digitalizado. Tivemos três participantes que enviaram suas demonstrações. O Mateus Bueno Guimarães que fez digitalizado, segue sua demonstração: Demonstração Pitágoras. E também tivemos os vídeos da Carol Beatriz e do Guilherme. 
Segue embaixo os vídeos.