Prof. Ricardo Miranda Martins
[início]Como procurar uma iniciação científica
Nota importante: este tutorial tem mais chance de funcionar se você for aluno(a) do curso de matemática.
1. O que é iniciação científica?
Este tutorial é sobre como procurar uma iniciação científica, então imagino que você já saiba o que é uma ic. Em todo caso, uma definição rápida pode ser: é uma espécie de estágio/estudo dirigido que você faz, orientado por um professor/pesquisador. Isso auxilia muito na sua formação como pesquisador(a), pois as disciplinas nem sempre dão conta de assuntos atuais. Será seu primeiro contato com o método científico, com o laboratório (quando for o caso), etc.
2. Não procure uma iniciação científica se você está no primeiro semestre da graduação.
O passo 1 é muito importante, e ele tem somente uma exceção que comentarei mais abaixo. Em todo caso, por melhor aluno(a) que você seja, o primeiro semestre da faculdade é importante (e caótico) por vários motivos. Você pode ter tido que mudar de cidade, está fazendo novos amigos, está num ritmo de estudo que é bem diferente do ritmo do colégio, e provavelmente está tendo que aprender a fazer coisas que você nunca fez antes (fazer sua própria comida, lavar sua roupa, etc).
Após anos de muito estudo para passar no vestibular, a aparente liberdade que você passa a ter no primeiro semestre da faculdade pode ser um complicador grande. Ninguém vai te acordar para a aula, nem mandar você estudar; não existem reuniões com dos professores com os pais para falar que você precisa melhorar suas notas. Marvin, agora é só você.
Sobre a exceção: hoje em dia é comum que alguns alunos entrem na faculdade já com bolsas de iniciação científica garantidas por conta do desempenho em olimpíadas científicas. Neste caso, pegue a bolsa o quanto antes. Os orientadores destes projetos costumam propor projetos bem tranquilos, que fazem uma introdução ao assunto, sem exigir muitos pré-requisitos. Estas bolsas são ótimas para descobrir o quê você gostaria de estudar.
3. Quero fazer IC. Qual é o primeiro passo?
Mande email para professores da sua faculdade/instituto perguntando se eles teriam projetos de IC, e que você tem interesse em fazer iniciação científica. Mande seu histórico junto. Claro que você pode também procurar orientadores(as) em outras faculdades/institutos minimamente relacionados ao seu curso. Por exemplo, se é aluno(a) da FEM, talvez alguém do Imecc/Ifgw/Feec/Iq/Ic tope te orientar, mas vai ser muito difícil conseguir um(a) orientador(a) no IA/Fef, etc, e vice-versa.
Escreva um e-mail “individual”. Não coloque mais que um professor em cópia no e-mail. Professores universitários às vezes são melindrosos, e se um souber que tem outro como destinatário do e-mail nenhum dos dois vai te responder.
Como professores(as) podem demorar para responder mensagens, talvez seja bom procurar ic com “overbooking”, ou seja, mande emails para 2 ou 3 docentes e aguarde o retorno (seguindo a regra anterior, ou seja, não deixe o professor saber da sua estratégia).
Claro que você não precisa mandar e-mail para todos os professores da sua faculdade. Comece por aqueles com quem você fez alguma disciplina e teve um bom desempenho, ou pelo menos por aqueles que você tenha algum indício de que, caso o professor tenha uma opinião sobre você, que ela seja positiva. Por exemplo, se você fez uma matéria com o professor, passou com 5,0, e era aquele(a) aluno(a) que assinava a lista e ia embora, será mais difícil que ele aceite ser seu orientador — mas talvez nem você queira, né?
Com sorte, algum professor vai te responder com uma resposta positiva, do tipo “passe em minha sala, vamos conversar“. Isto é basicamente um “sim, posso te orientar“.
Alguns professores podem pedir para você escrever um projeto. Particulamente acho isto um equívoco, mas se for o caso, veja se não consegue um modelo de projeto com algum outro orientando do seu futuro supervisor para se inspirar.
(Na minha opinião, o(a) aluno(a) pode participar da definição do projeto, mas não deve ser o(a) responsável por escrevê-lo/definí-lo, principalmente no caso de um primeiro projeto de ic. Para jovens alunos(as), faltará experiência em muitos aspectos: para definir objetivos, para saber onde procurar referências bibliográficas, para definir o cronograma.. enfim, para tudo. Existem técnicas para escrever projetos.)
4. Um detalhe importante: com ou sem bolsa?
Existem duas modalidades de iniciação científica: com bolsa e sem bolsa. Como ainda vivemos num sistema capitalista você precisa de dinheiro, então é melhor fazer IC com bolsa do que sem bolsa. Porém, existem casos em que não há tanto prejuízo em fazer IC sem bolsa, bem como casos em que você pode ter bolsa (caso trabalhe, por exemplo).
IC sem bolsa: na Unicamp, mesmo o pedido de ICs sem bolsa segue o calendário do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e precisa ser aprovado. Outra possibilidade é você fazer “algo como uma IC” se matriculando na disciplina de Iniciação Científica (MA903 ou MA904 no caso do IMECC, verifique na sua unidade), e daí você precisa ficar atento(a) ao calendário de matrícula.
IC com bolsa: sua bolsa de iniciação científica em geral virá do CNPq ou da Fapesp. Alguns poucos casos de bolsas que vem de projetos/convênios com empresas. No caso do CNPq, existe um calendário unificado. No caso da Fapesp, o pedido pode ser feito em “fluxo contínuo”.
Infelizmente, existem mais pessoas pedindo bolsas de iniciação científica do que bolsas disponíveis, então você deve sempre considerar a possibilidade de pedir uma ic com bolsa, mas não ser selecionado (pelo currículo, ou pelo projeto, ou por alguma coisa aleatória que o parecerista vai alegar). Ter algo negado é sempre uma situação chata, mas acontece. A vida acadêmica é cheia de nãos. Um colega uma vez me disse que ele sempre “esperava um sim a cada 100 nãos”. A proporção nem sempre é esta, mas acontece, ficamos chateados. Fique triste, reclame da vida por uns dias, mas bola pra frente. E, se houver possibilidade de pedir reconsideração da decisão, não deixe de pedir.
5. Fique atento(a) ao calendário.
Se você pretende fazer IC voluntária ou pedir uma bolsa de IC do CNPq, em geral as inscrições abrem em algum momento de abril, e os projetos começam em setembro. Não deixe para procurar um orientador na véspera do prazo.
Se você/seu orientador pretende pedir uma bolsa de iniciação científica para a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), então não precisa se preocupar tanto com o calendário. A Fapesp aceita pedidos em fluxo contínuo, ou seja, a qualquer momento. Após o pedido, a análise demora entre 2 e 3 meses (veja o prazo médio que demora a análise aqui). As bolsas da Fapesp são bem concorridas, mas têm valor maior que as do CNPq, e ainda tem uma reserva técnica, para gastos com o projeto.
6. “Não consigo decidir qual área de pesquisa seguir!”
Para sua primeira IC, não se preocupe tanto com a área de pesquisa. Acredite, você não sabe o que quer (se sabe, este texto não é para você, você já deve saber qual é o caminho, sabichão).
Preocupe-se em procurar um orientador que seja conhecido como um bom orientador. Seus veteranos podem te ajudar nisto, mas nunca pegue a opinião somente de uma pessoa. Depois que tiver decidido sobre algumas possibilidades, procure conversar com orientandos e ex-orientandos do seu futuro orientador para saber se o perfil de orientação se adequa a você.
Certamente você vai achar alguém que tope pedir uma bolsa pra você, ou pelo menos começar a fazer ic voluntária em algum projeto/laboratório.
7. Será que vou conseguir ter um bom desempenho na iniciação científica?
Em geral a dedicação necessária com a IC é parecida com o que você gasta com uma disciplina de 4 créditos, com a diferença de que você terá um atendimento para dúvidas bem mais exclusivo do que tem numa disciplina. Se começou a IC, é muito provável que consiga ter um bom desempenho, desde que se dedique.
8. O que meu orientador espera de mim?
Não sei, pergunte pra ele. Mas, em geral, orientadores esperam que você siga o cronograma, estude regularmente, e tenha dúvidas. Em matemática, é difícil estudar algo sem ter dúvidas. Leve as dúvidas, discuta. Faça exemplos,
É esperado também que você comece a entrar naquele mundo da linha de pesquisa do seu projeto, então frequente palestras do grupo de pesquisa, vá a defesas de mestrado/doutorado.
Dedique-se ao projeto como você se dedicaria a um hobby (dos que gosta).
9. Estou com dificuldades na IC. O que eu faço?
Parabéns, você está no caminho certo. Diga pro seu orientador que está com dificuldades, que não está entendendo nada, coisas assim. Ou então, se estiver com vergonha (não tenha!), tente conversar com algum outro aluno do grupo de pesquisa. Talvez ele possa te conseguir uma referência melhor para estudar o assunto.
Think you the relationship between Master and Padawan is only to help them? Oh, this is what we let them believe, yes! But when the day comes that even old Yoda does not learn something from his students-then truly, he shall be a teacher no more. -- Yoda
A random decimal digit of pi: 0
Esta página não é uma publicação oficial da Unicamp, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.