Prof. Ricardo Miranda Martins

Home - Teaching - Outreach - Publications
Students - Talks - Links - CV

Recuperação de MA211 e MA311 (2019.0)

Critérios de aprovação

Será feita a média entre a nota na prova de recuperação e a nota final do aluno no 2s2018. Se esta média for >=5 o aluno será aprovado com 5 (sua nota será trocada por 5). Se esta média for <5 então o aluno será reprovado e continuará com a nota anterior. Não será registrada nova reprovação no histórico, continuará somente a reprovação do 2s2018.

Importante: O Sistema de Recuperação é composto de apenas uma prova, presencial e dissertativa. Não haverá exame, prova de segunda chamada ou algo do tipo. Só uma prova, na data indicada acima. Não estão previstas aulas presenciais, só a prova.

Programas das disciplinas

MA211 – Cálculo II: Funções de várias variáveis. Domínios, curvas de nível e esboço de gráficos. Limite e continuidade. Derivadas parciais. Diferenciabilidade. Derivada direcional. Regra da cadeia. Funções implícitas. Fórmula de Taylor. Máximos e mínimos. Multiplicadores de Lagrange. Integrais múltiplas. Integrais duplas e triplas. Mudança de variáveis. Integração em coordenadas cilíndricas e esféricas. Curvas no plano e no espaço. Integrais de linha. Independência de caminhos. Teorema de Green. Integrais de superfície. Teoremas de Gauss e de Stokes. Aplicações.

MA311 – Cálculo III: Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem. Equações lineares. Teorema de existência e unicidade. Equações separáveis, exatas, fatores integrantes. Outros métodos substitutivos. Equações homogêneas. Equações diferenciais ordinárias lineares de ordem superior. Princípio da superposição. Wronskiano. Equações homogêneas com coeficientes constantes. Métodos: Coeficientes indeterminados, variação dos parâmetros. Redução de ordem. Equações de Euler. Transformadas de Laplace. Solução de problemas de valor inicial. Funções degrau. Funções impulso. (Tópico opcional, ministrado apenas em algumas turmas). A integral de convolução. Sistemas lineares. Método da transformada de Laplace. Método da eliminação. Método de autovalores. Método dos coeficientes indeterminados. Método de variação dos parâmetros. Outros tópicos. Seqüências. Séries numéricas. Testes da integral, da comparação, do limite, da razão, da raiz, etc. Séries de potências. Séries de Taylor. Soluções de equações diferenciais ordinárias por séries de potências e por séries de Frobenius. Funções periódicas. Séries de Fourier. Equações diferenciais parciais. Problemas de fronteira. Equações da onda e do calor. Método de separação de variáveis. Equação de Laplace. Problema de Dirichlet.

Provas aplicadas

Esta página não é uma publicação oficial da Unicamp, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor. This page is not an official publication of Unicamp, its content has not been examined and/or edited by this institution. The responsibility for its content is solely the author.