Gráficos

Os gráficos são uma maneira alternativa de se representar valores do mesmo tipo. Veja esse exemplo:

Exemplo 1

Imagine que sua professora vai passar para os alunos a temperatura média de cada mês no ano passado na sua cidade através de um ditado. Ela começa da seguinte maneira:

" No mês de janeiro a temperatura média foi de 26º, em fevereiro foi de 26º também, em março 24º, em abril 21º, em maio 18º, em junho 17º, em julho 17º denovo, em agosto 19º, em setembro 20º, em outubro 23º, em novembro 24º e em dezembro 26º."

Você pode representar esses valores de uma forma mais organizada através de uma tabela, que ficaria assim (preencha a coluna da temperatura média):

MêsTemperatura média
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
julho
setembro
outubro
novembro
dezembro

Observe que quando você usa uma tabela, você poupa o uso de palavras e deixa as informações mais claras e limpas para serem acessadas. Não é mais necessário ficar lendo linhas e linhas de texto, basta procurar a linha que tem a informação que você procura.

Podemos ainda representar esses valores em um gráfico que ficaria mais ou menos assim:



Através do gráfico fica mais fácil de perceber qual o mês mais frio e o mais quente, por exemplo. Através do gráfico fica fácil de perceber que a temperatura vai dminuindo quando chegamos perto do meio do ano e esquentando quando o ano está no começo ou no final, o que já não é tão claro quando olhamos para a tabela. Além disso, se os valores não fossem mostrados seria possível fazer uma análise do comportamento das temperaturas do ano.

Por essas e outras vantagens, o uso de gráfico se faz muito interessante e vamos aprender um pouco mais sobre eles agora.

Para ler o gráfico anterior, usamos um procedimento simples.
Imagine que você quer saber qual foi a temperatura média do mês de maio. Para fazer isso, você procura Maio no eixo X (horizontal) e localiza o ponto marcado na direção desse mês:



Depois é só ler a temperatura indicada por esse ponto no eixo Y (vertical):



Mesmo não estando indicado o valor, é só reparar que ele está bem no meio entre 17 e 19, logo, o valor da temperatura média do mês de Maio é 18º.

Quando usamos gráficos, algun nomes novos surgem como eixo X e eixo Y. O primeiro se refere ao eixo horizontal, que no nosso caso indica os meses do ano, e o segundo se refere ao eixo vertical que indica as temperaturas médias.

Por outro lado, para marcarmos pontos em um gráfico, seguimos os praticamente os mesmos passos que executamos para ler um mas em outra ordem, veja:

  • primeiro procuramos o número da coordenada X no eixo horizontal e traçamos uma reta como mostrado na figura abaixo:



  • depois repetimos o procedimento para o eixo Y (vertical) mas agora com a segunda coordenada do ponto (4;3):



    O ponto (4;3) corresponde ao ponto de encontro entre as duas retas, portanto, o ponto (4;3) é o seguinte:



    Para treinar um pouco suas habilidades em leitura e interpretação de gráficos resolva os seguintes exercícios:

    1 - O gráfico abaixo mostra o preço do barril de petróleo em quatro anos diferentes. Responda:



    a) Qual o valor aproximado da dívida externa brasileira em 1977?
    R: bilhões de dólares

    b) De quanto variou a dívida entre 1982 e 1987?
    R: bilhões de dólares

    c) E entre 1987 e 1995?
    R: bilhões de dólares

    2 - O gráfico abaixo mostra a evolução do preço do barril de petróleo ao longo de alguns anos. O gráfico não traz os valores dos preços, mas mosta como ele variou. Após analisá-lo com cuidado responda:



    a) Em quais anos o preço se apresenta mais estável (varia menos)?
    R:

    b) Em que ano começou a maior queda no preço?
    R:

    c) Em qual ano o preço do petróleo foi igual ao de 1986?
    R:

    Observando o gráfico ,você pode perceber que o primeiro maior aumento no preço no barril de petróleo aconteceu em 1974 por conta da guerra do Yom Kippur que envolveu diversos países do Oriente Médio (principal região produtora de petróleo do mundo). A segunda grande subida no preço ocorreu entre 76 e 77 em virtude da Revolução Iraniana e, pouco tempo depois, do início da guerra entre Irã e Iraque. Após essas elevações de preço e da nítida instabilidade dos mesmos, diversos países começaram a buscar fontes alternativas de energia (como o álcool no Brasil) ou até mesmo etróleo em locais de mais difícil extração. Essa atitude diminui a procura por petróleo no mundo e gerou uma queda no preço do barril, essa queda corresponde ao período entre 1983 e 1986. Logo após essa queda, como o preço do petróleo ficou muito baixo, combustíveis como o álcool deixaram de ser tão vantajosos, fato que unido com a invasão do Kwait pelo Iraque provocou uma das últimas elevações no preço do petróleo no final de 1989 e início de 1990. Mas perceba que essa elevação é muito pequena se comparada com as anteriores e mesmo assim o seu impacto foi igual, senão maior, nos países consumidores. Isso mostra o quanto o mundo ficou (ou fica) cada vez mais dependente do petróleo! (isso pode ser confirmado no próximo exercício)

    3 - No gráfico abaixo está representado o consumo mundial de energia dividido segundo o tipo de energia consumida. Note que esse gráfico é diferente, o círculo todo representa o consumo mundial total de energia, e cada setor (fatia) representa um tipo diferente de energia.



    a) Qual o tipo mais utilizado?
    R:

    b) Qual o tipo menos utilizado?
    R:

    c) Você seria capaz de dizer quantas vezes aproximadamente o petróleo é mais usado do que a eletricidade?
    R: vezes



    O Plotador

    No nosso caso, usaremos o plotador abaixo para marcar os pontos em um eixo cartesiano. Nele, bastava você preencher as caixas de texto correspondentes ao eixo X e Y e clicar em marcar que ele marcará o ponto pra você automaticamente. Caso o você tenha errado ao digitar os valores, clique em Desfazer que ele removerá o último ponto plotado.

    Para treinar, marque essa série de pontos e responda que número você obteria se ligasse os pontos consecutivos:

    (4;9), (5;10), (6;10), (7;10), (8;9), (8;8), (7;7), (6;6), (5;5), (4;4), (4;3), (5;3), (6;3), (7;3) e (8;3)



    Para corrigir os exercícios que envolvem o plotador, basta clicar no botão ao lado do plotador e conferir se os pontos que você marcou estão contidos na reta mostrada na resposta, ou seja, se ligando os pontos que você marcou, a curva formada for igual a curva dada na correção o exercício está correto.

    Agora que você já conhece um pouco sobre como marcar pontos em um eixo cartesiano, volte para a página principal clicando aqui