As disciplinas de MS777 e MS877 prestam-se a gerar créditos pelo desenvolvimento de um projeto de pesquisa em Matemática Aplicada e Computacional sob a orientação de um docente da UNICAMP, implicando obrigatoriamente na produção de uma monografia ao final do semestre e na apresentação do trabalho perante uma banca. As disciplinas MS778 e MS878 funcionam de forma análoga, porém para projetos que tenham carater de Extensão.
Qualquer docente da UNICAMP pode ser orientador de um projeto supervisionado, desde que aceite os termos desta disciplina. O docente é responsável por comunicar por e-mail à coordenação da disciplina sua anuência em orientar o aluno ou aluna, informando o título (mesmo que provisório) do projeto.
Ao final do semestre, uma monografia deve ser entregue, em um único PDF, contendo folha de rosto seguindo um formato padrão (exemplo). Baixe este modelo de folha de rosto e altere-o com os dados do trabalho. O orientador deve comunicar à coordenação da disciplina seu parecer sobre o desempenho da aluna ou do aluno na disciplina durante o semestre. A monografia também deve ser enviada nesse momento. Todas as monografias serão públicas e ficarão disponíveis neste site.
Todos os trabalhos concluídos serão apresentados em uma live, transmitida pelo canal do IMECC no YouTube. Uma banca avaliará as monografias e apresentações, escolherá os três melhores trabalhos e decidirá entre os conceitos Suficiente ou Insuficiente.
A coordenação da disciplina não indicará orientadores (responsabilidade do estudante), não acompanhará o desenvolvimento do projeto, tampouco realizará a avaliação do estudante ao final do semestre, o que é de competência exclusiva do docente orientador e da banca.
Ao se matricular em MS777/MS877 ou MS778/MS878 (a/o) estudante deve seguir as regras abaixo, atentando aos prazos. A não observância às regras ou prazos pode inclusive implicar em reprovação na disciplina.
É necessário que o orientador seja docente do IMECC?
Não. Qualquer docente da UNICAMP pode ser orientador de estudandes da MAC, desde que concorde com as normas da disciplina.
Esta disciplina é exclusiva para alunos da MAC?
Não. Estudantes de outros cursos de graduação também podem se matricular, desde que sejam orientados por docentes do Departamento de Matemática Aplicada.
O que deve haver em meu projeto para ser considerado de Extensão?
Projetos de extensão devem ser concebidos com interação com comunidades externas à universidade. Essa interação deve ocorrer durante a elaboração e execução do projeto. Deve ficar claro quem são as pessoas/comunidades/instituições externas com que o projeto dialoga.
Como garanto que meu projeto será considerado de Extensão?
Consulte a Comissão de Extensão do IMECC.
É necessário inserir a proposta inicial no SIGA?
Não. Porém discutir uma proposta inicial com seu orientador é uma boa forma de entender o que é esperado de você no decorrer do projeto.
Durante o estudo é possível alterar uma proposta inicial ou título do projeto?
Sim, desde que acordado com o orientador.
Existe algum formato padrão para a monografia?
Existe uma folha de rosto padrão (veja esse exemplo) que obrigatoriamente deve abrir sua monografia. Você pode usar esse modelo, para facilitar.
Existe alguma diferença no caso de monografia de extensão?
Sim. Monografias de extensão, para serem caracterizadas assim, devem explicitar claramente (1) como foi estabelecida interação dialógica com uma comunidade externa ao meio acadêmico, (2) quais pessoas e/ou entidades participaram do e/ou foram beneficiadas ou impactadas pelo projeto.
Como faço para inserir a monografia no SIGA?
Entre em "Vida Acadêmica" / "Visualizar Dados dos Trabalhos de Conclusão de Curso", depois use a opção "Solicitar a apresentação de trabalho de conclusão de curso". A DAC tem um guia para isso.
É obrigatório participar da sessão de apresentação de resultados?
Sim. A participação é uma das condições necessárias para aprovação na disciplina.
Posso enviar um vídeo gravado para a apresentação de resultados?
Sim. O vídeo deve estar gravado em modo paisagem, com boa resolução e ter duração máxima de 10 minutos. Mesmo enviando o vídeo, você deve participar ao vivo para poder responder a perguntas da banca.
De quem é a decisão final sobre a aprovação na disciplina?
É da banca julgadora, considerada a opinião do orientador ou orientadora.