As universidades públicas de SP (USP, Unesp, Unicamp, Ufscar e Unifesp) possuem convênios que possibilitam aos seus alunos cursar algumas disciplinas de graduação em quaisquer dessas instituições, com aproveitamento de créditos na sua instituição de origem.
Estes convênios permite que o aluno se matricule em uma disciplina dessa instituições e a curse regularmente. Ao final do semestre, caso aprovado, essa disciplina será utilizada para convalidar créditos de disciplinas obrigatórias ou eletivas na Unicamp.
Na Unicamp, esse convênio é regido pelas deliberações CEPE-A-001/2000 (no caso de universidades estaduais paulistas) e CEPE-A-002/2000 (no caso de universidades federais em SP).
Procedimento
Veja como proceder para se matricular em uma disciplina de outra instituição.
- Consulte as disciplinas que serão oferecidas na instituição desejada e selecione a que quer cursar.
- Obtenha as seguintes informações junto à instituição ofertante:
- nome e sigla da disciplina;
- turma e horário de oferecimento;
- programa da disciplina;
- nome e contato da pessoa que deve receber o ofício requerendo a matrícula.
- Para análise desse pedido, encaminhe as informações acima para a Coordenação do Curso com cópia para secretaria de graduação. Informe também a disciplina na Unicamp a qual você pretende obter os créditos após cursar a disciplina da USP ou Unesp.
Feito isto, a secretaria prepará um ofício para que você entregue na USP ou Unesp solicitando a matrícula. A instituição ofertande pode exigir outros documentos seus, como histórico, atestado de matrícula na Unicamp e cópia de documentos pessoais.
Perguntas e respostas
A partir de que momento posso cursar disciplinas em outras instituições públicas?
É preciso que você esteja pelo menos no segundo ano de sua graduação e já tenha cumprido no mínimo 20% dos créditos do seu currículo (CP ≥ 0.2).
Estes convênios garantem que eu conseguirei a matrícula na disciplina?
Não. Ficará a cargo da instituição ofertante analisar a viabilidade da matrícula.
A disciplina que eu cursar constará do meu histórico da Unicamp?
Não. Ela poderá ser usada em um pedido de aproveitamento de estudos. O que constará em seu histórico é a disciplina Unicamp equivalente.
Posso me matricular em qualquer disciplina dessas universidades públicas?
Em princípio sim, mas os créditos gerados só serão aproveitados para convalidar uma disciplina obrigatória ou eletiva do seu currículo.
O processo de aproveitamento de estudos é automático?
Não. Ao final do semestre, você deve apresentar na DAC o ofício que foi preparado pela secretaria de graduação e o histórico instituição ofertante contendo a aprovação na disciplina para solicitar o aproveitamento de estudos.
Posso estar matriculado apenas em disciplinas de outra instituição?
Caso não esteja matriculado em nenhuma disciplina da Unicamp, você terá o semestre trancado. Lembre que todo aluno da graduação tem direito a no máximo dois tracamentos de semestre.
Há um limite para o aproveitamento de disciplinas cursas em outras instituições?
Sim. No máximo 25% dos créditos totais de seu currículo podem ser obtidos dessa forma.
Qual o prazo para inscrição?
Esse prazo é sempre definido pela instituição ofertante da disciplina. É sua responsabilidade consultar a instituição e descobri-lo.