Para este semestre, 8 disciplinas eletivas, incluindo uma oferecida excepcionalmente no período noturno, atendendo demanda trazida pelos estudantes, e uma disciplina internacional de tópicos. Além de disciplinas regulares, teremos as seguintes disciplina eletivas de extensão: MS891, MS892 e MS941.
Além das listadas abaixo, há mais possibilidades de disciplinas eletivas, oferecidas por outros departamentos do IMECC ou por outros institutos e faculdades. Recomendamos que se consulte o caderno de horário da DAC e as coordenações de outros cursos.
A coordenação estimula que os alunos engagem-se em projetos de estudo, pesquisa ou extensão sob a orientação dos docentes da UNICAMP. Para tanto, considere matricular-se nas disciplinas de Projetos (de Extensão) Supervisionado I ou II.
O oferecimento de disciplinas eletivas está concentrado nas terças e quinta-feiras com a intenção de facilitar a acomodação de estágios nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Destacamos também algumas disciplinas do IC. Caso haja interesse em cursar uma disciplina do IC, é necessário entrar em contato com a coordenação de graduação do IC para solicitar a autorização de matrícula.
3º Semestre
O aluno será matriculado em alguma turma disponível para F 329 (A—G).
5º Semestre
7º Semestre
O aluno deve escolher 20 créditos em disciplinas eletivas.
MS908 — Tópicos em Modelos para América Latina
Este curso estará associado ao evento CELA 23 (Curso de Estudos Latinoamericanos 2023). O CELA 23 se desenvolverá em 14 aulas, uma por semana, metade das quais será ministrada a Unicamp, provavelmente no IDEA, e metade em universidades argentinas do consórico CONUSUR, com estudantes e expositores indicados pelas universidades participantes. No nosso curso a participação nas aulas do CELA 23 será obrigatória. No resto das aulas, realizadas no IMECC, os estudantes discutirão os temas tratados nas conferências do CELA 23 e planificarão a elaboração de monografias e "posters" relacionados, aplicando técnicas de matemática e estatística.
Esta disciplina de Tópicos, com 4 créditos, proposta pelo Prof. José Mario Martínez, terá aulas às quintas, de 14h a 16h, no IMECC, além de participação nos horários das aulas do CELA 23.
MS941 — Oficinas Matemáticas para Olimpíadas
Esta é uma disciplina de Tópico de Extensão, oferecida pelo Prof. Ricardo Biloti e pela Profa. Laura Rifo.
A disciplina terá 4 créditos, com aulas semanais às segundas-feiras de 16h a 18h e atividade de extensão, aos sábados, de 8h a 12h, segundo a agenda dos programas PIC Jr. ou POTI, ambos ligados à OBMEP.
Dinâmica das aulas. Às segundas-feiras teremos aulas presenciais onde discutimos aspectos matemáticos e didáticos utilizados em oficinais de olimpíadas. Os estudantes criarão materiais didáticos, como listas de problemas e jogos matemáticos. Aos sábados, os estudantes acompanharão as atividades do PIC e do POTI.
Avaliação. Os estudantes serão avaliados por sua participação nessas atividades ao longo do semestre.
Pessoas interessadas em mediar as atividades do PIC e do POTI, devem se matricular nesta disciplina e participar de um processo seletivo. As formas de participar desta atividade são:
- Mediador: o instrutor conduzirá atividades com uma turma de estudantes do EFII ou EM, aos sábados, de 8h a 12h, segundo calendário do PIC ou do POTI.
- Auxiliar didático: apoiará a condução de uma turma do PIC, participando das aulas aos sábados.
- Apoio logístico: atuará na organização dos programas PIC e/ou POTI, participando do processo de inscrição dos alunos e alunas e da organização das atividades didáticas.
Na Unicamp, o PIC é coordenado pelo Prof. Ricardo Biloti e o POTI é coordenado pela Profa. Laura Rifo. Ambos oferecem aulas aos sábados (cada um com seu calendário próprio), para alunos de EFII e EM, principalmente de escolas públicas. Ao longo do ano, por volta de 350 estudantes participam desses dois programas.
As aulas aos sábados acontecem no Ciclo Básico (PIC e POTI) e na FATEC/Americana (PIC). O PIC também tem diversas turmas com aulas virtuais para alunos que residem longe de Campinas ou Americana.
Para instrutores do PIC, há bolsa mensal, no valor de R$400, paga pelo IMPA. Também há vagas para bolsista BAS/SAE.