Para 2023, o currículo do curso será alterado para incorporar 10% de créditos em atividades de extensão. Esta e outras mudanças são detalhadas a seguir.
Para abrir espaço no currículo para comportar os 10% de créditos em atividades de extensão, liberaramos 8 créditos do currículo 2022, eliminando a disciplina MS003 e alterando as disciplinas MS428, MS512 e MS629 de 6 para 4 créditos cada uma. Os outros 8 créditos necessários são obtidos do bloco de disciplinas eletivas. A reserva de 16 créditos para qualquer disciplina da Unicamp foi dividida em 8 créditos em qualquer disciplina Unicamp e 8 créditos em qualquer disciplina com carater de extensão da Unicamp.
Uniformizamos o oferecimento de disciplinas eletivas MS, para que todas tenham 4 créditos, incluindo as disciplinas de Projetos Supervisionados. Exceção se faz às disciplinas MS991 e MS992, cursadas em paralelo com MT401 e MT402, que seguem com 8 créditos cada.
Criamos duas disciplinas eletivas de Projetos de Extensão Supervisionados, similares às disciplinas MS777 e MS877, para contemplar projetos que tenham característica de extensão.
Criamos um conjunto de 8 disciplinas de "Atividades de Extensão", todas com 2 créditos, para que os alunos possam contar atividades de extensão avulsas, através da coleta de certificados de participação. Essas atividades, para serem consideradas válidas, deverão ser aprovadas pela comissão de graduação, ouvida a comissão de extensão.
Grande parte dos alunos tem feito pelo menos um estágio. Como o estágio não é uma atividade obrigatória no currículo da MAC, todas suas horas são tidas como "horas excedentes" e podem convalidar até 50% dos créditos de extensão. Sendo assim, alunos que realizem estágio poderão utilizar essas horas para contemplar até 4 disciplinas de "Atividades de Extensão".
Incluimos uma disciplina obrigatória de "Introdução à Moderna Computação Científica" (renomeada para MS513 — Laboratório de Computação Científica), com MS211 e MC102 de pré-requisito. Será uma disciplina de 4 créditos, oferecida no 5º semestre. Caso o aluno reprove em MS211 (3º semestre), ainda teria um semestre para se recuperar, sem comprometer o fluxo do curso. Caso o aluno reprove nesta disciplina, ainda poderá cursá-la novamente no 7º semestre, sem comprometer seu tempo de graduação. Para isso, propomos mover MC202 para o 4º semestre, no lugar de F315 que passa a ser uma disciplina eletiva.
Com essas alterações, o total de créditos do curso, passa para 162, sendo 16 créditos em atividades de extensão. Na prática, os alunos deverão cursar 27 disciplinas obrigatórias e de 6 a 8 eletivas "regulares", além das atividades de extensão, cuja sugestão é que sejam distribuídas ao longo do curso.