Os Encontros Regionais de Professores de Matemática durante a sua história já discutiram as práticas de sala de aula, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as diferentes metodologias que despertam o interesse dos alunos, e outros temas importantes na época.
O destaque do evento para o dia 13 de setembro de 2019 é trazer discussões que enriquecerão a formação docente, como a Base Nacional Comum Curricular e as Perspectivas e Desafios dos Professores que Ensinam Matemática.
Além dos debates na período da manhã, teremos Minicursos à tarde com o objetivo de propiciar discussões para enriquecer a formação docente.
Manhã
Local: Centro De Convenções/ UNICAMPMesa Redonda 1 – Os múltiplos olhares sobre a Base Nacional Comum Curricular - dra Regina Célia Grando e dra Cármen PassosMesa Redonda 2 – Perspectivas e desafios para as práticas do professor que ensina Matemática - dra Adair Mendes Nacarato e dra Celi Espasandin Lopes Tarde Local: Anexo II IMECCOficina 1 – Desmistificando o pensamento algébrico. Para professores do ensino fundamental II Oficina 2 – Jogos e atividades de probabilidade. Para professores do ensino fundamental I e IIOficina 3 – O ensino da trigonometria com o uso do software geogebra. Para professores do ensino médio.Universidade São Francisco
Experiência na área de Educação Matemática, atua como professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. Suas pesquisas centram-se em formação do professor que ensina matemática, estudos biográficos e práticas pedagógicas.
Universidade Federal de São Carlos
Atuou como professora de matemática da rede pública no interior do Estado de São Paulo. Atualmente é docente no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lecionando nos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, onde desenvolve pesquisas na área de processos de ensino e de aprendizagem no campo da formação de professores que ensinam matemática.
Universidade Cruzeiro do Sul
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora do CEPEME - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do GEPEEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no triênio 2016-2019. Colaboradora deste evento.
Universidade Federal de Santa Catarina
Atualmente é Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na pesquisa e prática em Educação Matemática, com ênfase em Prática Pedagógica e Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas de investigação: formação de professores que ensinam matemática, desenvolvimento profissional docente, educação matemática e infância, jogo e resolução de problemas. É Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM Nacional) no triênio 2016-2019.
Endereço (manhã)
Centro de Convenções (CDC), Rua Érico Veríssimo, 500, UNICAMP, Barão Geraldo, Campinas - SP
Endereço (tarde)
IMECC - Anexo II, Laboratório de Ensino Matemática, UNICAMP, Barão Geraldo, Campinas - SP
Telefone
Site do LEM
https://www.ime.unicamp.br/lem
Facebook do LEM