Sobre
O objetivo deste curso é fornecer uma introdução à computação científica.
Ao final do curso de Cálculo Numérico, espera-se que você seja capaz de:
Ementa
1. Erros e aritmética de ponto flutuante. 2. Zeros de funções reais. 3. Sistemas de equações lineares e não lineares. 4. Tratamento numérico de equações diferenciais ordinárias. 5. Quadrados mínimos lineares. 6. Interpolação polinomial. 7. Integração numérica.
Metodologia
Esta disciplina será ofertada a partir de aulas presenciais, nos horários regulares.
O conteúdo do curso está organizado em módulos e será avaliado em 4 atividades e duas provas presenciais ao longo do semestre. Cada atividade terá uma parcela de trabalho para ser feito extra-classe, em grupo ou individualmente, e outra parcela que será realizada em sala de aula, individualmente. A entrega das atividades será feita em sala de aula, nas datas marcadas no calendário abaixo.
Materiais de apoio e Bibliografia
Como ação para mitigar as dificuldades dos semestre em que foi necessário manter o ensino remoto por força da pandemia criei um curso on-line de Cálculo Numérico. Esse curso on-line não substitui este curso regular, mas o auxilia. Indicarei quais aulas do curso on-line estão relacionadas com cada tema que veremos. Desta forma, se por qualquer razão você não puder participar de alguma de nossas aulas presenciais, você poderá recorrer ao conteúdo do curso on-line como forma de amenizar essa perda.
Além da minha lista de exercícios e do curso on-line de Cálculo Numérico, indico a seguinte lista de referências bibliográficas:
Avaliação
Ao longo do semestre serão aplicadas quatro atividades
avaliativas e duas provas. A média do aluno será
A prova substitutiva destina-se a quem perdeu uma das provas por motivos justificáveis. A seguir estão as datas de todas as avaliações.
Prova 1 | Prova 2 | Exame |
---|---|---|
29/04 | 03/07 | 15/07 |
Calendário
Local e horário
As aulas serão às terças-feiras, na sala PB15, e quintas-feiras, na sala PB17, de 10:00 a 12:00.
Além das aulas, todos poderão se valer de horários de atendimento com o PED. Os horários e locais de atendimentos serão informados em breve.
A comunicação, tanto comigo, quanto com o PED, deve acontecer preferencialmente através do Google Sala de Aula.
Atitude ética
De todos os atores nesta disciplina, professor, estudantes e auxiliares didáticos, espera-se uma atitude ética. Como existe certa subjetividade sobre os limites de um comportamento ético, destacarei alguns pontos para que não haja dúvidas.
É permitido consulta ao seu material de estudo
durante as atividades não presenciais?
Sim. Se isto te ajudar a compreender o assunto a ponto
de conseguir demonstrar essa compreensão na resolução
da atividade proposta, então estamos indo na direção
correta.
É permitido conversar com os colegas sobre os
exercícios propostos e sobre as
avaliações?
Certamente! Conversar e
discutir é um dos pilares da aprendizagem. Espero que
isso ocorra.
É permitido cooperar na resolução de uma
atividade avaliativa?
Se a atividade for
em grupo, claro que a cooperação entre os membros do
grupo está subentendida. A cooperação entre membros de
grupos distintos deve se restringir à discussão do
tema, com o intuito de melhorar a compreensão, mas não
sobre a execução de fato da atividade. A intenção de
qualquer atividade avaliativa é aferir o mais
fielmente possível a real compreensão d(o/a) estudante
sobre um tema particular. Qualquer ação que prejudique
essa intenção não é permitida.
O que é plágio?
Plágio é se
apropriar do trabalho ou das palavras de outra pessoa,
afirmando, dando a enteder ou deixando implícito que são
genuinamente seus. Plágio é uma forma de roubo da
propriedade intelectual de outra pessoa. No caso da
disciplina, o plágio é também uma maneira de tentar
corromper o sistema de avaliação.
Plágio é tolerado?
Claro que
não. Se identificada, essa atitude levará à reprovação
imediata, além de demais sansões previstas no regimento
geral da graduação da Unicamp.