ESTUDO DE PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL VIA SÉRIES TEMPORAIS

Celia Mendes Carvalho Lopes; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Apresentador:
Celia Mendes Carvalho Lopes

O objetivo deste trabalho é realizar uma análise da produção de etanol combustível no Brasil, considerando tanto o etanol anidro, que é o etanol misturado na gasolina, quanto o etanol hidratado, que é o etanol utilizado em veículos 100% a álcool. Para tal, é feita uma análise retrospectiva do etanol no Brasil, avaliando as altas e baixas do combustível no país, o Programa Nacional do Álcool e o papel do Governo, seguido de uma análise retrospectiva do mercado automobilístico brasileiro, desde o primeiro automóvel até a criação dos motores bicombustíveis. Uma análise qualitativa destas retrospectivas é complementada por uma análise quantitativa das séries temporais da produção de etanol anidro e hidratado. Após a modelagem destas séries seremos capazes de calcular uma estimativa da produção de etanol necessária para os próximos anos. Para a modelagem via séries temporais foi considerado o modelo ARIMA, sendo feito também um estudo no ajuste do modelo.