A distribuição logística generalizada tipo I, com três, dois e um parâmetro e a distribuição logística, no ajuste de dados de sobrevivência.

Autor(es) e Instituição: 
Tiago Viana Flor de Santana - IMECC, UNICAMP
Apresentador: 
Tiago Viana Flor de Santana

Neste trabalho, estimou-se os parâmetros das distribuições logística generalizada tipo I com três, dois e um parâmetro e da distrição logística pelo método de máxima verossimilhança para dados censurados baseado em uma amostra completa, utilizando dados assimétricos à direita de pacientes com cancer de bexiga, dependentes químicos e de crianças expostas ao HIV. O ajuste de cada distribuição aos conjuntos de dados foi comparado entre as demais distribuições apresentadas no trabalho, verificando a influência de cada parâmetro no ajuste dos modelos. Conclui-se que a distribuição logística generalizada tipo I com três parâmetros, que tem como caso particular as distribuições logística generalizada tipo I, com dois e um parâmetro e a distribuição logística, apresenta melhor ajuste para os dados em estudo (menor AIC, BIC, CAIC), em relação as distribuições comparadas. O parâmetro de locação, confere a distribuição maior flexibilidade, melhorando o ajuste aos dados principalmente quando o conjunto de dados é fortemente assimétrico a direita. O parâmetro b proporciona um ajuste mais acurado comparado a distribuição logística.

Palavras-chaves: Distribuição Logística Generalizada Tipo I, Máxima Verossimilhança, Parâmetro de Locação, Análise de Sobrevivência

Resumo estendido: