Modelação e Análise de Taxas de Incidência de Doenças por Grupos Etários e Regiões

Giovani Loiola da Silva (Universidade Técnica de Lisboa, Portugal)
Charmaine Dean (Simon Fraser University, Canada)
Giovani Loiola da Silva

As taxas de incidência e mortalidade de doenças por áreas pequenas têm sido representadas geralmente através de mapas a fim de identificar quer efeitos espaciais e temporais quer factores de risco das doenças. Por haver necessidade de produzir estimativas confiáveis para essas taxas, desenvolvimentos recentes em mapeamento de doenças têm tido grande impacto nas políticas de saúde e na Epidemiologia. O objectivo deste trabalho é desenvolver métodos para modelar e mapear taxas de mortalidade e de incidência de doenças por grupos etários e regiões. Estes métodos levam em consideração i) a sobre-dispersão, ii) a correlação espacial, iii) efeitos não-lineares específicos segundo a idade, usando modelos espaciais hierárquicos bayesianos com alisamento por partes (spline) específico segundo a idade. Embora a respectiva distribuição conjunta a posterior seja difícil de trabalhar, visto que as distribuições marginais a posterior dos parâmetros do modelo não são simples de se obter explicitamente, as estimativas a posterior podem ser facilmente obtidas através de métodos de Monte Carlo via cadeia de Markov (MCMC). A metodologia aqui desenvolvida é ilustrada com a análise espacial e específica segundo a idade de taxas do câncer pulmonar na província de Ontário, Canadá. Esse tipo de câncer é a principal causa de morte devido ao câncer no Canadá, representando uma estimativa de 30% das mortes por câncer em homens e 25% das mortes por câncer em mulheres.