ESTUDO DE MODELO DE SÉRIES TEMPORAIS PARA DADOS DE AÇÕES

Nathalia Virginia Masi; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Celia Mendes Carvalho Lopes; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Celia Mendes Carvalho Lopes

Neste trabalho é apresentado um estudo do modelo de Média Móvel Exponencialmente Ponderada, EWMA. Este modelo tem sido amplamente utilizado em aplicações para dados de séries temporais, em particular, em séries financeiras. São apresentadas algumas características do modelo e uma aplicação. Para isso, foi utilizada a série de dados referentes ao período de dezembro de 1999 a janeiro de 2009 sobre o preço diário de fechamento do lote de ações da empresa Votorantim Celulose e Papel, obtidos no site da BMF Bovespa. No período em estudo, a Votorantim ainda operava na Bolsa de Valores de São Paulo sob o código de negociação VCPA4. As estimativas do modelo são obtidas de modo a minimizar o erro quadrático médio (EQM). São apresentados, ainda, gráficos envolvendo resíduos para uma análise de ajuste do modelo. O modelo EWMA é muito popular em estudos com séries temporais por ser de fácil entendimento, ter rápida aplicação e por apresentar um resultado com erro aceitável. Assim, era esperada uma boa previsão da volatilidade da série para posterior comparação com a volatilidade dos valores originais. Com base neste estudo podem ser tomadas decisões de compra, manutenção ou venda das ações em questão, para que se consiga a maior rentabilidade possível de uma aplicação financeira.