Ajuste Sazonal do PIB trimestral: X12-ARIMA e Modelo Estrutural – Análise Comparativa dos Resultados

Autor(es) e Instituição: 
Thiago Gomes de Araujo - ENCE/IBGE
Julio Cesar Siqueira - ENCE/IBGE
Sandra Canton Cardoso - ENCE/IBGE
Apresentador: 
Thiago Gomes de Araujo e Julio Cesar Siqueira

O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia para mensurar a atividade econômica de uma região. O PIB representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, país, estado, cidade), durante um período determinado (mês, trimestre, ano).
No Brasil, o órgão responsável pelo cálculo e divulgação do PIB é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que possui o sistema de contas nacionais, com periodicidade anual e trimestral. O sistema de contas nacionais com periodicidade trimestral calcula o PIB pela ótica da oferta e da demanda. São calculadas duas séries de números-índices: a com base no ano anterior e a encadeada com referência em 2000 (1995 = 100). A série encadeada é ajustada sazonalmente pelo X12-ARIMA, que é o método considerado padrão no ajuste sazonal das estatísticas oficiais.
O objetivo deste trabalho é obter a série do PIB trimestral ajustada sazonalmente a partir de modelos estruturais, propostos por Harvey(1989), e analisar o resultado obtido em comparação com os resultados obtidos pelo IBGE. A base de dados analisada neste estudo corresponde ao PIB a preços de mercado a partir do primeiro trimestre de 1996 até o quarto trimestre de 2009 perfazendo um total de 56 observações.