Análise Multiestágio na Identificação de Genes em Estudos de Famílias e Dados de SNP

Autor(es) e Instituição:
Mirian de Souza - Departamento de Estatística, Universidade de São Paulo, Brasil
Suely Ruiz Giolo - Departamento de Estatística, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Mariza de Andrade - Biostatistics Department, Mayo Clinic, USA
Júlia P. Soler - Departamento de Estatística, Universidade de São Paulo, Brasil
Apresentador:
Mirian de Souza

Um dos maiores problemas no mapeamento de genes associados a doenças complexas atualmente é o de como tratar computacionalmente a alta dimensionalidade dos dados genéticos. Neste trabalho é considerado um procedimento multiestágios para análise de dados de famílias e plataformas de marcadores SNPs, proposto por Aulchenko et al. (2007), que permite reduzir consideravelmente o tempo computacional. Sob a formulação de modelos mistos, os autores propõem modelar o efeito de SNPs como fixo e associado com o componente de variância residual. Há controvérsias sobre como deve ser modelado o efeito de marcadores do tipo SNP quando se dispõe de dados de famílias. Neste trabalho serão discutidas limitações e vantagens desta alternativa de análise bem sua implementação computacional usando os recursos do aplicativo estatístico R. Como aplicação são considerados dados de um estudo com famílias brasileiras.

Resumo estendido: