Análise do desempenho acadêmico do primeiro ano de implantação do sistema de reserva de vagas na UESC.

Marcelo Inácio Ferreira Ferraz - UESC
Ênio Jelihovschi - UESC
Fernanda Barbosa da Silveira - UESC
Marcelo Inácio Ferreira Ferraz

O primeiro processo seletivo com sistema de cotas na UESC foi realizado no ano de 2008. Para analisar o desempenho dos alunos ingressantes na instituição no primeiro ano de implantação, foram consideradas as seguintes variáveis: curso, forma de ingresso, desempenho nas disciplinas, coeficiente de rendimento acadêmico, taxa de aprovação, obtenção de bolsas de pesquisa, monitoria, estágio administrativo e bolsa de permanência. Os alunos cotistas apresentaram maior coeficiente de rendimento acumulado (CRAA) nos cursos de bacharelado em Administração, Economia, História, Biologia, Física, Direito e Engenharia de Produção e Sistemas e nas licenciaturas em Letras Espanhol/Português, Biologia e Educação Física. Contudo, a diferença de desempenho entre cotistas e não cotistas só é significativa ao nível de 5% nos cursos de Medicina e Direito, nos quais os alunos não cotistas apresentaram rendimento superior. A análise da taxa de aprovação, considerando um nível de significância de 5%, só apresenta diferenças significativas para os cursos de Direito e Engenharia de Produção e Sistema, nos quais os alunos não cotistas apresentaram desempenho superior. Observou-se também a associação positiva entre a concorrência do vestibular com o desempenho acadêmico. A análise preliminar dos resultados do primeiro ano do sistema de cotas revela que, de forma geral, o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas é semelhante, contudo observou-se que há diferença de desempenho acadêmico dos alunos de diferentes cursos da instituição. Os resultados obtidos poderão ser utilizados como ferramenta de análise institucional deste programa.

Resumo estendido: