ESTIMATIVA DA PERFILAGEM EM POÇOS DE PÉTROLEO UTILIZANDO A ESTATÍSTICA MULTIVARIADA

Evelyn Souza Chagas / Universidade Federal de Sergipe
Dra. Suzana Leitão Russo / Universidade Federal de Sergipe
Msc. Vitor Hugo Simon / PETROBRAS
Evelyn Souza Chagas

O perfil sônico é utilizado, principalmente em poços pioneiros, que recebem maiores investimentos para aquisição de dados, pois esses poços servem como referência para analisar o potencial petrolífero da área. Para poços considerados de explotação, normalmente não são corridas as ferramentas sônicas por motivos econômicos, principalmente nos tempos de preço de petróleo baixo. Como não é viável economicamente fazer uma aquisição do perfil sônico, na grande maioria dos poços antigos, principalmente em decorrência da parada da produção do óleo, deve-se recorrer a outros meios para solucionar o problema. Uma das maneiras é utilizar métodos estatísticos que gerem um perfil sônico, dito sintético, para estabelecer estimativas das velocidades sísmicas das rochas ao longo dos poços. Assim, esse trabalho visa determinar um modelo que gere perfis sônicos sintéticos em poços de petróleo perfurados nas unidades geológicas pertencentes a Bacia Sedimentar Sergipe-Alagoas e que estejam dentro dos padrões de qualidade necessários. Este trabalho tem o apoio financeiro da FAPITEC.

Resumo estendido: