ESTUDO DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA A DEMANDA DE PRODUÇÃO DE CIMENTO

Nagila Raquel Martins Gomes; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Celia Mendes Carvalho Lopes; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Celia Mendes Carvalho Lopes

Desde o crescente aumento da globalização, o ambiente empresarial tem demonstrado ser extremamente competitivo e instável, tornando cada vez mais difícil tomar decisões vitais para o sucesso da empresa de forma consciente. A determinação da demanda tornou-se um fator importante na estratégia gerencial a fim de reduzir riscos na tomada de decisões. Manter estoques de produtos acabados ou perder mercado para empresas concorrentes por falta de produtos nas prateleiras torna-se um custo desnecessário para a organização. Este trabalho tem por objetivo, estudar modelos de previsão de demanda para a indústria de cimento no Brasil através da análise de séries temporais. Serão abordados o conceito de séries temporais e as características de alguns modelos relevantes ao caso em questão. Será mostrado como a sazonalidade e tendência podem ser identificados em um conjunto de dados em função do tempo. Depois de feita a análise, foi realizada uma comparação entre diferentes métodos, sendo eles Análise Exponencial Simples, Análise Exponencial de Holt e Análise Exponencial de Holt Winters multiplicativo e aditivo, visando mostrar a empregabilidade e funcionalidade que cada modelo apresenta. Após as análises foi escolhido o modelo que melhor se ajustou à série e foi realizado uma tentativa de previsão da demanda para dois anos posteriores.