Avaliação do impacto de diferentes cenários de precipitação na incidência de leptospirose em Salvador

Marcel Quintana - Universidade de São Paulo - SP
Aline Araújo Nobre - Fundação Oswaldo Cruz - RJ
Albert Ko - Fundação Oswaldo Cruz - BA
Marilia Sá Carvalho - Fundação Oswaldo Cruz - RJ
Marcel Quintana

O homem vem acompanhando na história do planeta mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. Tais mudanças ocorrem obviamente na temperatura, como também no nível de chuva, etc.
Para estimar o impacto de mudanças climáticas na incidência de leptospirose, cuja relação com o regime de chuvas é conhecida, propomos avaliar cenários diversos quanto ao padrão de pluviosidade, verificando o impacto na ocorrência da doença.
Para gerar os diferentes cenários de chuva, algumas características devem ser contempladas: estrutura temporal e valores extremos. Os cenários pessimistas devem apresentar maior probabilidade de eventos com nível e variabilidade de chuva acima do atual.
A média diária da série histórica de precipitação de 1996 a 2006 foi utilizada como linha de base. A distribuição Gama foi usada para obtermos os cenários e a escolha dos parâmetros se deu utilizando a linha de base como média da distribuição, e controlando a variância fixado um valor do coeficiente de variação (CV).
Foram geradas 2000 amostras para a série diária de precipitação com coeficientes de variação de 1 a 4, e os critérios de escolha do CV que melhor representaria a realidade foram testes comparação de média (teste t) e variância (teste F). Verificamos que com CV=1,8 o método de simulação proposto foi eficiente para representar a série observada.
A segunda etapa foi, com base em um modelo aditivo generalizado relacionando os casos de leptospirose com as variáveis climáticas, e no aumento percentual médio da pluviosidade, estimar o número de casos para cada cenário. Para o cenário com aumento médio de 20% na pluviosidade obtivemos quantil 99% máximo de 32 casos em uma única semana.

Resumo estendido: