Morbidade pulmonar e condições climáticas: um estudo na cidade de São Paulo

Thelma Safadi- Universidade Federal de Lavras
Airlane Pereira Alencar- Universidade de São Paulo
Pedro A. Morettin- Universidade de São Paulo
Thelma Safadi

O modelo fatorial dinâmico cujos fatores seguem um modelo auto-regressivo é
utilizado para analisar a associação entre séries climáticas e séries de internação por problemas pulmonares. As séries consideradas foram taxa de internação por tuberculose, taxa de internação por problemas pulmonares, temperatura mínima, índice pluviométrico e umidade relativa mínima na cidade de São Paulo no período de Janeiro de 1998 a Setembro de 2009. Para os dados analisados, foram identificados dois fatores. O primeiro fator associa positivamente as taxas de internação por tuberculose e problemas pulmonares e negativamente com a umidade relativa mínima, o segundo fator associa a taxa de internação por problemas pulmonares com as séries de temperatura mínima, índices pluviométricos e umidade relativa mínima.

Trabalho completo: