A tendência de evolução do indicador de aprovação: uma análise comparativa dos anos de 1982 e 2006

Autor(es) e Instituição: 
Victor Basílio Faria (Caed/UFJF)
Thiago Otoni Matos (Caed/UFJF)
Karine Fernandes de Carvalho (Caed/UFJF)
Apresentador: 
Victor Basílio Faria

Resumo:

O objetivo do trabalho proposto é analisar a evolução das proporções de aprovados no sistema educacional brasileiro entre os anos de 1982 e 2006 e citação da modelagem das curvas através do modelo Profluxo, ambos ilustrados com gráficos. Os dados brutos das PNADs de 1982 e 2006 foram o objeto do nosso estudo.
De início foi apresentado o referencial teórico que nos motivou a estudar estes dados, que nos mostra uma breve introdução aos paradigmas do Sistema de Ensino brasileiro que começou a ser discutido na década de 40 e teve seu ápice de novas propostas na década de 80 e vem sendo amplamente discutido até os dias atuais.
A partir dos dados brutos foram gerados gráficos de proporção de aprovados por idades, primeiro individualmente para cada ano para que se tivesse uma idéia da tendência de cada ano, como a tendência de conglomerados para 1982 ( primário e ginásio). Posteriormente foi comparado as curvas da 1° série do Ensino Fundamental para cada ano, para que se tivesse uma idéia da grande evolução da proporção de aprovados.
Por fim citamos o modelo do Profluxo proposto na década de 80, que é utilizado para modelagem das curvas de proporção de ingressos e de aprovados, assim como a influência de cada parâmetro no comportamento das curvas.
Concluímos que houve um grande crescimento no percentual de aprovados no Sistema de Ensino brasileiro nas últimas duas décadas e que o modelo proposto mostra isso de forma muito satisfatória.

Resumo estendido: