SIMULAÇÃO ESTOCÁSTICA DA ESTRUTURA A TERMO DE JUROS E EVIDÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO INFORMACIONAL DA ETTJ NO BRASIL

Daiane Rodrigues dos Santos e Marco Aurélio dos Santos Sanfins
Universidade Federal do Espirito Santo e Universidade Federal Fluminense
Daiane Rodrigues Santos

Recentemente a modelagem da evolução de estruturas a termo de taxas de juros tem merecido várias contribuições na literatura. Em um número importante destes trabalhos busca-se a estimação de componentes, tipicamente aditivas, responsáveis por características bem definidas das curvas de juros. O trabalho mais conhecido neste tópico é possivelmente o artigo de LITTERMAN, R. E SCHEINKMAN, J. (1991), onde é utilizada a técnica de Componentes Principais. Neste artigo, de uma maneira exploratória, os autores identificam três componentes capazes de explicar algo em torno de 98% da variabilidade das
taxas implícitas a papéis de varias maturidades no mercado americano. A maior importância da decomposição obtida foi a possibilidade de interpretaçãodos movimentos que ocorrem das taxas de juros. Com efeito, LITTERMAN, R. E SCHEINKMAN, J. (1991) identificam as três componentes obtidas como sendo responsáveis, respectivamente e em ordem de importância, por movimentos no nível, na inclinação e na curvatura da curva de juros.

Como subproduto os autores fornecem estratégias de imunização de carteiras contra riscos referentes a movimentos associados a cada uma das componentes identificadas. Com dados do mercado domestico BARCINSKI, A. (2002) e VARGA, G. (2001) apresentam conclusões similares à aquelas obtidas em LITTERMAN, R. E SCHEINKMAN, J. (1991).

A análise de componentes principais é essencialmente técnica de análise exploratória de dados visando a redução de dimensionalidade. Seu mais correto uso consiste em indicar estruturas passíveis de serem modeladas estatisticamente em processos similares àqueles estudados. Neste sentido VIEIRA NETO, C.A. (2001), desenvolve um modelo para a evolução da estrutura a termo de taxas de juros impondo forma analítica para as trêscomponentes identificadas em LITTERMAN, R. E SCHEINKMAN, J. (1991), além de propor formas analíticas para uma quarta componente.

Mediante a estimação da estrutura a termo de juros pelo modelo de SIEGEL C. N.(1987) utilizando técnicas de Simulated Annealing, introduzida por KIRKPATRICK, S., GELATT, C.D. Jr. and VECCHI, M.P. (1983), podemos então empregar o resultado na previsão da dinâmica econômica brasileira. Alguns trabalhos feitos com dados brasileiros foram realizados por LIMA, A. (2002), ROSSI, José W. (1996) e SHOUSHA, S.(2006), trabalhos similares também foram feitos utilizando dados de países como Europa e Estados Unidos, os trabalhos de BERARD, A.(2009), DEWACHTER, H., LYRO,M.and MAES, K (2006) e MONDHER, c.., KAMOUN, S.(2007), ambos os trabalhos são relacionados a relevância do conteúdo
informacional na curva de juros para diferentes variáveis macroeconômicas, adicionalmente, instrumento de política monetária, crescimento passado e inflação.

Resumo estendido: