Análise de Correspondência para Dados Longitudinais sobre Atitudes

Autor(es) e Instituição: 
Laura Leal Nunes, UFJF
Bruno Caetano Vidigal, UFJF
Márcio Luís Moreira de Souza, UFJF
Ronaldo Rocha Bastos, UFJF
Apresentador: 
Laura Leal Nunes

A Análise de Correspondência (AC) é uma das diversas técnicas de análise bivariada e multivariada desenvolvida para o estudo da relação entre variáveis categorizadas em tabelas de contingência. Permite a visualização das linhas e colunas como pontos em espaços vetoriais de dimensões reduzidas em um novo sistema de eixos ortogonais. Para tabelas multidimensionais a metodologia é conhecida por Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Uma aplicação de ACM a dados longitudinais da BHPS (British Household Panel Survey), que realiza pesquisas domiciliares do tipo painel com indivíduos da Grã-Bretanha coletando dados sócio-demográficos, econômicos, de satisfação e de atitudes, dentre outros, é apresentada. Após as análises dos resultados observou-se a consistência das perguntas e da escala ordinal adotada, confirmada pela disposição dos pontos na solução gráfica.
A partir da análise gráfica, pode-se perceber que, independente dos momentos e das variáveis utilizadas, não houve mudanças drásticas nas atitudes das mulheres estudadas ao longo do tempo. As opiniões mais conservadoras, bem como as mais liberais se aglutinam em posições opostas para todos os momentos considerados na primeira dimensão - eixo que explica a maior parte da inércia - da solução gráfica.

Palavras-chave: análise de correspondência; análise multivariada; atitudes, dados longitudinais

Resumo estendido: