Integração, Causalidade e Análise dos Eventos Extremos entre Ações da Petrobrás Negociadas no Mercado Brasileiro e ADR

Daniel Reed Bergman - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Pedro Raffy Vartanian - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Daniel Reed Bergman

A pesquisa tem o objetivo de identificar relações de integração, dependência e causalidade entre as ações da Petrobrás negociadas no mercado brasileiro e o correspondente ADR (American Depositary Receipts), negociados no mercado estadunidense com a utilização de um modelo VAR (vetores autorregressivos), testes de causalidade e cointegração, além da aplicação da metodologia de cópulas. O objetivo da utilização da metodologia de Cópulas será verificar qual dos dois tipos de eventos extremos no mercado, positivo (boom) ou negativo (crash) mais ocasionam variações significativas nos retornos da Ação da Petrobrás e também da sua ADR (American Depositary Receipts). Já a utilização do modelo VAR pretende investigar os efeitos de choques e integração dos mercados em análise. Para tanto, foram coletados dados do preço da ação da empresa Petrobrás negociada na Bolsa de Valores de São Paulo (BMF&Bovespa) e do respectivo ADR negociado na Bolsa de Nova York. O estudo contemplou somente as ações ordinárias, tendo em vista a preferência dos investidores estrangeiros por esse tipo de papel. As cotações obtidas têm periodicidade mensal, com valor de fechamento. O período de análise se inicia em abril de 2002 e se encerra em agosto de 2007. O período inicial é coincidente com o início das negociações dos DR’s da Petrobrás na bolsa da Espanha (Latibex) e o período final se justifica pela análise dos efeitos de interação nos mercados no período anterior a crise, já que a reversão do comportamento da bolsa estadunidense teve início ainda em 2007, com impactos sobre o preço dos ADR’s.