Verificação de Assinatura Offline Baseada em Estatística Tipo Escore

Abraão D. C. Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco
Manoel R. Sena Jr., Universidade Federal de Pernambuco
Hélio G. de Souza Júnior

O uso de estatística escore em melhoramento de métodos de classificação de padrões tem recebido considerável atenção. A problemática nesta metodologia é a garantia da distribuição
assintótica das estatísticas de teste utilizadas a partir de um certo tamanho de amostra. Nelson et al. [4] propuseram um método de classificação eficiente para diferentes tamanhos de amostra via estatística escore tendo a qui-quadrado como distribuição limite. Motivado pelo problema de verificação de assinaturas, este trabalho propõe um novo teste de hipótese baseado na distribuição beta. Além disso, nós utilizamos simulação de Monte Carlo para comparar o depempenho desta nova metodologia à dois métodos clássicos baseados nas distribuições qui-quadrado e T2 de Hotelling.