Nupcialidade e desigualdade social: análise de correspondência múltipla dos tipos de relação entre mulheres e homens em Recife (2000)

Autor(es) e Instituição:
Mariana Cordeiro de Melo Batista
Alexandre Zarias
André Luis Santiago Maia
Wilson Fusco
Apresentador:
Mariana Cordeiro de Melo Batista

Esta comunicação tem por objetivo apresentar os resultados da aplicação do método de análise de correspondência múltipla (ACM) às variáveis de estado conjugal e estado civil do município de Recife-PE, a partir dos dados do Censo demográfico 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de uma forma de avaliar o quanto as condições socioeconômicas – selecionadas as variáveis de renda, escolaridade e idade – afetam as formas de nupcialidade. Tal tipo de análise permite examinar os diferentes tipos de relações entre mulheres e homens segundo o contexto legal brasileiro. O resultado deste estudo indica que as condições socioeconômicas têm relação direta com a formalização legal das uniões e da separação entre casais.

Resumo estendido: