ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS USADA COMO AUXILIAR NA INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA MÚLTIPLA – UM EXEMPLO PRÁTICO

Autor(es) e Instituição:
Pedro Vicente da Silva Neto
Maria Cristina Falcão Raposo
Apresentador:
Pedro Vicente da Silva Neto

Atualmente, as autarquias federais de Ensino Superior no Brasil recebem recursos orçamentários de custeio e capital (OCC), a partir de um modelo matemático com forte componente definido em função da quantidade de aluno equivalente e estes valores recebidos são administrados de forma centralizada, sendo uma pequena parcela distribuída de forma descentralizada. No caso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a descentralização dos recursos referidos é realizada em níveis de unidades ou centros acadêmicos e seus respectivos departamentos. As variáveis que caracterizam as semelhanças e diferenças entre departamentos foram usadas para exemplificar o uso da Análise de Agrupamento como auxiliar na interpretação dos resultados da Análise de Correspondência Múltipla (ACM). As técnicas de Análise de Correspondência Múltipla (ACM) e de Análise de Agrupamentos (Cluster Analysis) serão usadas para analisar as variáveis que a UFPE considera na distribuição de recursos descentralizados de OCC. A análise gráfica bidimensional da ACM não era suficiente para identificar os distintos grupos. Foram identificados três grupos de departamentos e a diferença entre eles se apresentou na relação inversa entre produtividade e esforço docente em sala de aula, ou seja, os departamentos com baixa produtividade (produção científica) apresentavam carga horária aluno/hora elevados.