UMA ANÁLISE DE INDICADORES EDUCACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autor(es) e Instituição: 
Brian Alvarez Ribeiro de Melo - UFSCar
Bárbara Cristina Arnoni de Araújo - UFSCar
Débora Vannuchi Decicino - UFSCar
Jadson Luan dos Santos Marcelino - UFSCar
Pedro Ferreira Filho - UFSCar
Apresentador: 
Jadson Luan dos Santos Marcelino

Este trabalho tem como objetivo analisar índices de educação das regiões de governo do Estado de São Paulo. A partir da base de dados da Fundação SEADE, nove índices relacionados a diferentes aspectos educacionais foram selecionados, e através destes índices foi feita uma análise por região de governo onde se observou o comportamento, relacionado à educação, do estado de São Paulo de forma geral e segundo as regiões de governo, e partindo desta idéia as 43 regiões de governo foram subdivididas em grupos que apresentaram as mesmas características. Como resultado foram encontrados quatro grupos com características bem especificas, sendo que, um grupo apresenta altas taxas de evasão escolar, em outro a quantidade de concluintes nos ensinos fundamental, médio e superior é alta, o terceiro grupo caracteriza-se por apresentar alta taxa de aprovação escolar e uma taxa de analfabetismo relativamente grande, e o último grupo apresenta uma grande quantidade de concluintes, a média de anos estudados e a taxa de aprovação são altas.