Validação do método de dimensionamento do número médio ideal de sementes por saca

Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia
Dayane Alves Costa - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia
Lucas Florentino Silva - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia
Aline Santos Ferreira - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia
Janser Moura Pereira - Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia
Nádia Giaretta Biase - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia
Dayane Alves Costa

Foi realizado um estudo junto a uma filial de uma empresa multinacional situada na cidade de Ituiutaba - MG, esta, com base em estudos agrícolas determinou que o saco de sementes deve ser vendido contendo 60.000 mil sementes acrescentando-se 900 sementes como margem de segurança. O método utilizado pela empresa para determinar o peso de mil sementes de milho para cada lote era o método de duas repetições de 500 sementes, este por fim era utilizado no cálculo do peso final das 60.900 sementes. O procedimento mostrou-se pouco satisfatório por apresentar uma variação elevada, extrapolando a quantidade determinada de sementes por saco, e conseqüentemente causando prejuízos à empresa. Então objetivou-se neste trabalho: (i) comparação de métodos de estimação de pesos de mil sementes; (ii) estudo por meio de cálculos de probabilidades para a estimação do peso médio de sementes de modo que os sacos vendidos que contenham menos que sessenta mil sementes seja a menor possível. A estimativa para economia de sementes foi de 864 por saco. Logo, a margem de segurança pode ser diminuída de 900 sementes para em média 40 sementes, causando assim, uma economia de aproximadamente 865 sementes por saco, um número pequeno comparado com as 60.000 sementes contidas no mesmo, mas, no entanto em um lote de 756 sacos, a economia é de 653.940 sementes. Se a empresa produz 4.000 lotes por ano, a economia é de 2.615.760.000 sementes por ano, ou seja, aproximadamente 43.596 sacos, isso, apenas na filial de Ituiutaba. Concluindo, assim, que a aplicação desta metodologia poderia gerar uma economia de R$ 6.805.000,00 para a empresa.

Resumo estendido: