Análise Bayesiana do Sistema de Cotas da UFBA

Autor(es) e Instituição: 
Lilia Carolina C. da Costa - Universidade Federal da Bahia
Marina Silva Paez - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Antonio Guimarães - Universidade de São Paulo
Nadya Araujo Guimarães - Universidade de São Paulo
Apresentador: 
Lilia Carolina C. da Costa

A partir do vestibular 2005, a UFBA implementou um sistema de reserva de vagas (cotas) para alunos originários da escola pública que se declarem pretos, pardos, índio-descendentes ou de outros grupos étnicos. Assim, desejando estudar quais características dos candidatos têm relação com o seu sucesso no vestibular, este estudo utiliza dados da UFBA, de 2005 até 2008, e verifica a relação existente entre a aprovação no vestibular e características dos candidatos, como renda familiar, cor/raça e nível educacional da mãe. Além disso, uma comparação é feita entre os resultados obtidos com os dados reais oriundos do sistema de cotas e com dados fictícios, supondo a inexistência de uma ação afirmativa. Os resultados encontrados foram coerentes com o esperado, como por exemplo, quanto maior a renda familiar e o nível educacional da mãe, maior a chance de aprovação no vestibular. Verificou-se ainda que a chance de aprovação dos candidatos oriundos de escolas privadas seria de aproximadamente 90% a mais que a chance dos candidatos de escolas públicas, independente da cor/raça, se não houvesse o sistema de cotas. Entretanto, com o vestibular atual, o negro de escola pública tem maior chance de aprovação no vestibular.

Resumo estendido: