Modelagem de equações estruturais aplicada a um estudo da qualidade de vida considerando os critérios da OMS

Marcelo Angelo Cirillo
Lúcia Pereira Barroso
Jaqueline Aparecida Raminello
Marcelo Angelo Cirillo

A qualidade de vida tem sido apontada como uma categoria analítica central para promover abordagens integradoras e interdisciplinares. Mediante ao exposto, este trabalho tem por objetivo aplicar a modelagem de equações estruturais ao estudo de alguns aspectos da qualidade de vida, segundo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde. Com este propósito foi realizado uma pesquisa na Universidade Estadual de Londrina, considerando uma amostra de 120 alunos, com idade média de 22 anos. Tendo por base que os resultados obtidos são preliminares, e pelo fato de que novos modelos estão sendo pesquisados, concluiu-se que a relação entre as variáveis exógenas e endógenas estudadas agregou conhecimentos para que novos modelos de equações estruturais possam ser desenvolvidos, com a especificação de variáveis latentes e seus relacionamentos.

Resumo estendido: