FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DA RECEPÇÃO NA TV DIGITAL TERRESTRE BRASILEIRA

Paulo Guedes Esperante - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Raquel Cymrot - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Cristiano Akamine - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rodrigo Eiji Motoyama - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Fujio Yamada - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Fabio Raia - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Raquel Cymrot - Universidade Presbiteriana Mackenzie

O padrão de transmissão da TV Digital escolhido no Brasil foi o Integrated System Digital Broadiccasting–Terrestrial (ISDB-TB) que embora tenha como base um sistema utilizado no Japão, é mais atualizado. A TV Digital brasileira teve as transmissões oficiais iniciadas no final de 2007, sendo importante o estudo dos fatores que possam influenciar seu desempenho. Este artigo visa apresentar os fatores que possam vir a degradar a recepção de um sinal da TV Digital, em uma análise de um canal de comunicação. As seguintes variáveis que afetam na recepção de um sinal são estudadas neste artigo: multipercurso, ruído branco Gaussiano, ruído impulsivo e intensidade do sinal, tendo como referência a norma ABNT NBR 15604:2007. Para tanto foram realizados experimentos com o canal de comunicação, interferindo-se nas variáveis acima citadas. Foram também coletadas variáveis meteorológicas para serem relacionadas com a qualidade da recepção no sinal, sendo estas o nível de intensidade de sinal e relação C/N. Este artigo investiga possíveis fatores que influenciam as características de desempenho de recepção na TV digital terrestre e determina possíveis configurações que favoreçam seu desempenho.

Resumo estendido: